Aluno 64
Reescrita
Estamos no século XXI e minha mãe ainda se atrapalha quando eu peço que "copie o link". Considerando o quão raro é encontrar uma família que não tenha computador em casa, o fato de algo tão básico quanto a operação "copia e cola" ainda causar confusão é preocupante. Venho por meio deste texto tentar remediar o problema, oferecer auxílio às pobres almas que ainda desconhecem essa ferramenta. Pedir ajuda ao adolescente emburrado, nunca mais!
Pulemos diretamente ao que interessa: o conhecimento mágico que trará para mais perto a sua independência tecnológica. A chamada "área de transferência" é um recurso que armazena dados, a fim de (surpresa!), transferi-los para outro documento ou aplicativo. Esta informação é muito importante, pois deixa claro o que precisamos para que o procedimento funcione: uma fonte, um pedaço de texto ou imagem que será copiado, e um destino, o local onde queremos que a informação apareça, como uma mensagem ou e-mail. Certifique-se de que o computador está ligado. Lembre-se que e-mails, vídeos e mídias similares requerem conexão à internet.
O primeiro passo é identificar a fonte e o destino. Digamos que você precise escrever um trabalho sobre sacrifícios humanos realizados nos rituais da civilização Inca; digitar o conteúdo encontrado na Wikipédia dá muito trabalho, especialmente depois de ter gasto tanto tempo lendo toda aquela baboseira para encontrar a parte que interessa. Nada tema! Não há necessidade de submeter-se a esse martírio. Antes de começarmos, reprima a vontade de clicar sobre o "X", geralmente na cor vermelha, presente no canto superior direito do navegador; ele corresponde ao comando "fechar janela" que, caso executado, tornará o processo mais trabalhoso. É hora de criar um novo documento no editor de textos de sua escolha (não, repito, não feche a janela do navegador, ambas podem coexistir sem qualquer problema); para isso, perceba a existência de uma barra (cores e desenhos podem variar) na parte inferior da tela, e então localize, no lado esquerdo, um botão em formato similar ao de uma bandeira. Com sorte, a nova tela terá um ícone contendo a letra "W" - se esse não for o caso, tecle a palavra "Word", e pressione a tecla "Enter". Se você foi agraciado com um retângulo em branco com fundo azul, bom trabalho! Retorne à página de onde copiaremos as informações, clicando no símbolo que lhe parece mais familiar (aquele utilizado para acessar sites como Google, Facebook ou Wikipédia). O primeiro passo está concluído - parabéns!
O segundo passo é um pouco mais complicado, e requer mais atenção. Com a mão sobre o mouse, clique sobre a primeira letra do parágrafo a ser roubado e, sem soltar o botão, arraste o cursor para a direita e para baixo, até que todo o texto tenha sido destacado. Afaste-se do computador e prepare-se para o próximo momento. Observe atentamente o teclado: dos lados esquerdo e direito, encontra-se uma tecla chamada “Ctrl”. Ela será de suma importância daqui para frente. Localize também as teclas “C” e “V”. Quando estiver preparado, pressione, nesta ordem: a tecla “Ctrl” e a tecla “C”. Perceba que nada acontecerá, mas não entre em pânico. Você está indo bem. Traga para primeiro plano o documento criado durante o passo anterior. Clique em qualquer lugar da parte branca (que representa a folha) para certificar-se de que o procedimento será um sucesso. Pressione a tecla “Ctrl”, e então a tecla “V”. A operação “control cê control vê” está concluída; abra o champanhe e não esqueça de clicar o ícone em formato de disquete, presente no canto superior esquerdo da tela, para salvar o seu trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário