segunda-feira, 20 de julho de 2015

Parecer_Aluno64

Há problemas na objetividade com que seu texto se inicia, pois, ao invés de ir direto ao ponto, você primeiro convida o leitor a divagar sobre o processo de elaboração de seu memorial. Leve em conta que se o seu propósito inicial para com o memorial de leitura é, como pressupõe a proposta textual em questão, o de discorrer sobre suas memórias em relação à prática literária e de tramá-las com a teoria trabalhada em aula, divagações sobre pontos externos e não pertinentes, como o processo de escrita, são um tanto quanto irrelevantes para esse fim. Ou seja, é preferível que você se mantenha fiel ao tópico central, ou então o texto ficará tematicamente fragmentado, confuso e incompreensível em seu propósito. Se quiser introduzir como seus familiares se incluem em seu processo de letramento ou alfabetização, portanto, talvez você queira fazê-lo mais diretamente.
Pela falta de objetividade, além disso, o seu texto acaba por se tornar um tanto quanto sinuoso, sem uma clara linearidade lógica no encadeamento de ideias. Note como o seu raciocínio no segundo parágrafo se comporta de forma inexata: você conta como sua mãe a ajuda no resgate de memórias, volta-se para os dizeres de Rottava (2000) e os abandona para, outra vez, explicitar brevemente seus esforços sobre a elaboração do memorial. Repare, além disso, na extensão desse e do terceiro e último parágrafo: ela, por si só, indica que a autora aborda uma série de coisas apenas nesses dois parágrafos. Ao lê-los com atenção, você perceberá que eles não se desenvolvem em torno de um único tópico ou ideia central, e isso é contrário à natureza do parágrafo.
Todos esses apontamentos, em resumo, dizem respeito à objetividade e à unidade temática e devem ser considerados para a reescrita de seu texto. A autora precisa pensar em uma maneira de reorganizar as ideias inclusas no memorial, de forma a dispô-las em parágrafos motivados e que sigam um mesmo fio condutor.

Outro ponto a ser avaliado é o emprego da pontuação, que, no seu caso, não é algo grave, mas que pode mudar a fluidez com que a leitura de seu texto transcorre. Percebe-se um uso abundante do ponto e vírgula e, em alguns trechos de seu texto, ele parece ter um propósito de uso questionável. Sabendo, todavia, que esse sinal de pontuação não tem uma definição de uso muito clara, você talvez queira reler seu texto e, quando achar necessário ou conveniente, substituir o ponto e vírgula por outro sinal de pontuação cujo emprego se adeque melhor à função. É uma sugestão apenas.

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