É evidente que a escolha dos conceitos sobre a prática de leitura foi motivada pela intenção de se explicarem as memórias da autora. Isto é, a teoria aparece em seu texto não porque era exigida enquanto elemento obrigatório da proposta 4, mas claramente porque ela tem o propósito de explicar, de forma mais técnica e analítica, as suas experiências relativas à leitura. Assim, você demonstra ter compreendido a essência da tarefa, que nada mais é que discorrer sobre os conceitos de leitura sem forçá-los no texto aleatoriamente em meio aos relatos do autor.
Ao reescrever seu memorial, portanto, considere apenas explorar um pouco mais minuciosamente as passagens que encerram as suas próprias ideias. Seu texto dispõe de ótimos pontos que, se melhor trabalhados, podem enriquecê-lo ainda mais. Se você, por exemplo, der um tratamento um pouco mais demorado ao trecho em que fala sobre sua reação à obra de García Márquez ou ao trecho final, sobre sua nova visão distinta de mundo, talvez obtenha um grau de profundidade teórica ainda mais. A brevidade de algumas de suas ideias fica ainda mais evidente quando prestamos atenção à extensão de seu memorial sem considerar os excertos. Assim, levar esses apontamentos em consideração, para a reescrita, é bastante importante.
Por último, a autora deve ter cuidado com aspectos de ordem mais formal e linguística ao elaborar seu texto. Você deve conformar seu texto às normas da ABNT, especialmente no que toca a forma como as referências são feitas: dependendo do tipo de citação ou de sua extensão, a formatação pode variar e a isso você deve estar atenta. Não se esqueça, além disso, de revisar a acentuação em nomes próprios, como Gabriel García Márquez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário