Seu texto é muito bom, é possível fazer uma leitura com fluidez e você soube usar informações claras para passar a mensagem. Note, no entanto, que a proposta dessa tarefa é contar um fato ocorrido com alguém, que lhe gerou um aprendizado, mas há uma certa dispersão quanto ao primeiro ponto: contar a história de alguém.
Explicando melhor: você inicia o texto situando o leitor sobre o dia do ocorrido – “Eu estava sozinho em casa” – e segue falando sobre suas ações. É no terceiro parágrafo que o interlocutor fica sabendo sobre o ocorrido com outro personagem, Miguel, mas de forma rápida, vaga. O foco continua sendo a abordagem que você terá em relação ao ocorrido.
Minha sugestão é que você pense em mudar o foco, ou seja, contar ao interlocutor a história de Miguel, sendo a sua abordagem um evento secundário a isso. Me parece que seu maior aprendizado a partir disso é o entendimento de quem é a verdadeira família. Quem sabe você, para gerar questionamento, deixa claro desde o início do texto que, naquela sexta-feira santa, foi isso que aprendeu?
Assim, o leitor é convidado a entender o porquê desse aprendizado ao longo do texto, em que você explicitará o que aconteceu com Miguel. Acredito que seu envolvimento com os fatos não deve desaparecer, mas deve-se estar atento ao fato que você está contando a história de outra pessoa. Entenda as sugestões como apenas, de fato, sugestões, seu texto está muito bem escrito.
Boa reescrita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário