No primeiro parágrafo você faz uma metáfora, não muito clara, relacionando escolha da profissão na infância e conhecimento prévio na leitura; no segundo parágrafo muda de assunto, trazendo algumas experiências de leitura na pré adolescência; retoma a questão da escolha de profissão no terceiro, dessa vez relacionando à realidade em que se encontrava – um terceiro assunto é apresentado; por fim, no quarto parágrafo, você aborda uma experiência de leitura que foi marcante pela reflexão acerca da escolha profissional.
A partir disso, perceba que seu texto não possui uma unidade temática, mas sim algumas reflexões acerca de concepções de leitura e uma pequena abordagem que relaciona sua vida. Me parece que a experiência mais marcante é a relatada apenas no final do texto, em relação a “A morte de Ivan Ilitch”. Quem sabe você narra esse episódio do início ao fim do texto, relacionando com os conceitos teóricos acerca de leitura?
Eu diria para você pensar “qual a experiência que quero narrar? Por quê? Como posso relacionar aos textos teóricos”. Me parece que uma possibilidade de resposta seria: a leitura de A morte de Ivan Ilitch, porque foi impactante no momento de decisão quanto à escolha de profissão, relacionando, assim, com os conceitos do(s) artigo(s) que leu, principalmente quando remetem à construção da subjetividade. Assim, informações/metáforas/conceitos teóricos que não sejam importantes para o entendimento desse episódio devem ser descartados, por serem irrelevantes.
Quanto à formatação do texto, é imprescindível que ele esteja justificado, e não alinhado à esquerda. Revise, também, a formatação de títulos nas referências. Boa reescrita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário