terça-feira, 18 de julho de 2017

Trilogia da ironia

Aluno 130
Reescrita


Ser irônico depende de um trio indispensável: o senso de humor, a criatividade e a entonação. Essa trilogia é fundamental para que a ironia seja realizada com sucesso. Uma situação de um grupo de amigos que estão no horário de intervalo na faculdade, por exemplo. Eles estão discutindo determinado assunto e, de repente, uma integrante do grupo começa a falar coisas aleatórias do dia a dia da sua casa, que nada têm a ver com o assunto que estava em pauta. Então, uma outra participante do grupo resolve falar para ela: “Nossa, sério? Que legal, interessante mesmo, hein?”. Pronto. Com o humor, a criatividade e a entonação necessária, está feita a ironia.
Alguns passos devem ser seguidos até se chegar à ironia de fato. Quando a menina, no grupo de amigos, começou a falar coisas aleatórias e desconectadas do contexto, o primeiro passo para ser irônico com ela foi estabelecer uma maneira de dizer que fosse minimamente engraçada, para que o resto do grupo risse. O senso de humor faz referência, pois, ao fato de que ser irônico é a arte de gozar da cara de alguém, é uma forma de incomodar uma pessoa e também uma maneira de fazer piadas.
O segundo passo, muito ligado ao primeiro, foi formular uma frase criativa para expressar a ironia e, assim, fazer com que a piada fosse mais engraçada. O jeito com que a ironia é feita é muito importante, porque quanto mais criativo, mais peculiar ela fica e, dessa maneira, diferentes tipos de ironia podem ser feitos em diversas situações. No caso do grupo de amigos, foi dita uma frase inteira que expressava exatamente o contrário do que a pessoa que falou estava pensando.
O terceiro e último passo para ser irônico é talvez o mais importante de todos: a entonação. Ao ouvir comentários desconexos com o que estava sendo dito na roda de amigos, a menina que foi irônica, além de estabelecer um modo engraçado e criativo de se expressar, também usou uma entonação que explicitava que ela estava sendo irônica. A entonação é necessária para que as pessoas entendam quando se está sendo irônico ou não, para que a clareza do sentido do que se está querendo expressar não seja perdida e, assim, a piada e o esforço de tornar a ironia algo peculiar a cada ocasião também não sejam prejudicados.
A trilogia do senso de humor, da criatividade e da entonação deve sempre ser seguida para que a ironia seja estabelecida, como o que aconteceu no grupo de amigos: surgiu uma situação que possibilitou a uma pessoa ser irônica; portanto, ela formulou um modo de dizer que fosse engraçado, se utilizando da criatividade para tornar a frase peculiar e dando à fala uma entonação que permitiu que a ironia fosse entendida da maneira correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário