sexta-feira, 21 de julho de 2017

A leitura na minha vida

Aluno 160
1 Versão


A leitura na minha vida  a exemplo da maioria da população iniciou no colégio.  No final da primeira série do ensino fundamental estava alfabetizado, deste modo a leitura passa a fazer parte de meu dia a dia. Incentivado por meus pais acabei desenvolvendo essa habilidade através de práticas mais diversas desde ler uma receita para minha mãe até livros que me foram apresentados por meus pais para dar continuidade a leitura e me tornar um leitor melhor.
Com o passar do tempo a leitura possibilitou acessar diversos assuntos de meu interesse e a minha experiência de leitura se concentrou na área  dos esportes mais especificamente o futebol. Lia jornal, assinava revistas e posteriormente com a chegada da internet aumentavam as minhas fontes de leitura. Ingressando no ensino médio, agora um pouco mais velho,  tive uma ótima professora que trabalhou leitura crítica, foi então que percebi ser um leitor passivo e ingênuo frente aos textos.  Desde então procurei  descobrir a ideia por trás do texto, fazer ligações com o contexto que havia sido escrito e como eu deveria me posicionar a partir do ponto de vista do autor. Essa bagagem de leitura me trouxeram até a universidade, foi então que percebi estar apenas iniciando nessa prática chamada leitura.
Essa experiência com um olhar mais técnico e crítico  sobre o real significado da palavra leitura, conforme é apresentado por Britto em “Leitura: Acepções, Sentidos e Valor” , me fez refletir como a leitura tem um significado muito maior do que eu imaginava. Quando o autor fala em leitura de mundo, leitura de imagem, leitura da situação entre outras, me fez pensar que a minha leitura, jornais, revistas e textos são apenas uma das possibilidades de leitura. Esses novos conceitos vêm de encontro com a ideia de me considerar ser bom leitor apenas por ler alguns textos e acreditar ser suficiente. A própria definição de leitura buscada pelo autor no dicionário nos apresenta a grande quantidade de significados e classificações atribuídas a palavra leitura.

Seguindo os textos lidos cabe ressaltar algo desconhecido por mim no que diz respeito a leitura, a questão da alfabetização e do letramento. A professora Lucia Rottava no texto “A importância da leitura na construção do conhecimento”, apresenta, define e diferencia alfabetizado e letrado. Esse texto me fez refletir, a exemplo do que citei no início do texto de me considerar alfabetizado e posteriormente perceber algumas falhas apresentadas por mim na leitura, tem como justificativa a ideia de letramento trazida pela professora. “Alfabetização significa apenas a ação de ensinar/aprender a ler e a escrever, enquanto letramento diz respeito à condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva (dedica-se a atividades de leitura e escrita)  e exerce ( responde às demandas sociais também dessas mesmas habilidades) as práticas sociais que usam a escrita. Considero essa passagem de muita importância, pois passa a ter um papel importante na minha experiência de leitura justificando algumas possíveis falhas de interpretação ou mesmo ingenuidade na leitura  por necessitar de um maior letramento.    
 Meu memorial de leitura me remeteu ao início de minha alfabetização, primeiras leituras e posterior desenvolvimento. A partir dos textos dados tive uma noção melhor do conceito de leitura e relacionei com a minha experiência. O que por sua relevância fica após as leituras e fará parte das minhas futuras experiências de leitura é como é amplo o termo leitura e como cada um de seus significados são justificado e a questão do letramento, essencial para uma boa leitura.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário