terça-feira, 18 de julho de 2017

Manual do pneu

Aluno 183
Reescrita


Quando você perceber que seu pneu está seja com bolhas, seja com inchaços, seja “careca”, liso na sua superfície, é sinal que está na hora de trocá-lo. Ou se ele fura no meio do caminho para o trabalho e não tem como chamar ajuda, é melhor você estar preparado para se sujar de graxa. E como fazer isso? Bom, vamos lá.
     Abra seu porta-malas e pegue a chave de roda, que é um bastão de ferro com um buraco hexagonal em uma de suas pontas. Encaixe ela em um dos parafusos, normalmente são quatro, que se encontram no centro da roda, e gire--a para esquerda. Faça isso em todos parafusos até que estejam frouxos o suficiente para serem retirados.
     Depois volte ao porta-malas para buscar uma nova ferramenta, o macaco, com o qual pode-se levantar o carro para possibilitar a troca de pneus. Se não achá-lo dificilmente conseguirá levantar o veículo. Então, posicione este equipamento embaixo do carro, na parte lateral, perto do pneu que quer trocar. E cuide para que a ferramenta esteja bem apoiada no chão e bem encaixada no automóvel, afinal não queremos que este caia no meio do processo.
     Para levantar o carro, encaixe o primeiro utensílio, chave de roda, no macaco, transformando aquele em uma manivela. Gire ela até que o macaco se erga e por conseguinte erga o veículo. Após fazer isso, retire o pneu gasto, que pode dar problemas, ou o pneu furado, e substitua pelo estepe, o pneu reserva que, também, se encontra no bagageiro.
     Enfim, desça o carro fazendo o mesmo procedimento de girar a manivela, porém girando-a para o lado contrário do que o da primeira vez, até ele estar no chão. Insira os parafusos na roda, rosquei eles bem e confira se estão devidamente presos. Caso contrário seu pneu sairá rolando sozinho na estrada e você não terá estepe para substituí-lo. Logo, se seguiu os passos descritos, estará livre para dirigir seu carro novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário