Você inicia o texto tratando da iniciação à leitura, para, no terceiro parágrafo, citar uma experiência específica. Do quinto ao sétimo parágrafo você desvia o foco, falando sobre generalizações acerca da leitura na escola ou baseando-se em conceitos teóricos. No oitavo parágrafo você parece retomar a abordagem sobre Terras do sem fim e conclui falando sobre a influência da obra em sua vida.
Destaco que não há a necessidade de fazer uma retomada cronológica acerca da sua visão de leitura: tendo destacado um evento, é mais importante que explore ele e não eventos secundários. Por esse motivo, vise explorar mais a leitura de Terras do sem fim e menos a primeira relação (não muito feliz) com os livros - você pode, claro, falar sobre ela, mas esse não é o foco.
Sugiro que, para manter o foco e, consequentemente, distribuir melhor as informações parta da reflexão: “qual o episódio de leitura que quero narrar? Como posso contar essa experiência (que imagens fornecer?)? Como posso relacionar com conceitos teóricos?”. A partir disso, o seu memorial, ao passo que conta uma experiência fornecendo dados sobre ela, fará relações com a teoria. Lembre-se que você não precisa falar abstrações sobre a leitura na escola, pois está exemplificando com a própria experiência.
Boa reescrita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário