terça-feira, 18 de julho de 2017

Trilogia da ironia

Aluno 130
1 Versão


A figura de linguagem chamada ironia se caracteriza pelo uso de palavras que dizem o contrário do que se quer dar a entender. Ser irônico significa, pois, a manifestação do sentido oposto do se pensa ou do que acontece em determinada situação. Para ser irônico é preciso que se tenha três características básicas: senso de humor, entonação e criatividade.
            O senso de humor é necessário porque a ironia é a arte de gozar da cara de alguém, é uma forma de incomodar uma pessoa e é também uma maneira de fazer piadas. Então, o senso de humor é uma característica fundamental, pois é um aspecto que completa a ironia no sentido de promover a implicância como forma de fazer piadas.
            A entonação é talvez a característica mais importante para ser irônico porque, como a ironia quer sempre dizer o oposto do que se pensa, às vezes as pessoas não a compreendem e, assim, o irônico não se faz entender da maneira correta. Para evitar essa situação, é necessário que se use uma entonação diferente na fala quando se for expressar algo ironicamente, a fim de dar mais clareza ao verdadeiro sentido do que se quer dizer.
            A criatividade é a característica que dá peculiaridade à arte de ser irônico, principamente no contexto humorístico que a ironia tem. Nesse sentido, ser criativo significa diversificar o tipo de piada irônica, de maneira que a graça da ironia nunca seja perdida.
            Em síntese, ser irônico é dizer o contrário do que se quer dizer, sendo a entonação um artifício fundamental para que o sentido da ironia seja bem compreendido. Para ser irônico ainda são necessárias ferramentas como a criatividade e como o senso de humor, por completarem a graça que há por trás da ironia e por darem diversidade e peculiaridade às piadas irônicas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário