quarta-feira, 26 de julho de 2017

Como se recuperar de uma ressaca

Aluno 172
Reescrita


Partindo-se da premissa de que todas as pessoas - ou pelo menos, boa parte delas - já passou por um ou vários episódios em que, querendo ou não, exagerou no consumo de álcool, vê-se a necessidade de um guia explicativo que auxilie os principiantes na arte de sobreviver à bebedeira. Para tal, é necessário seguir alguns passos, todos muito simples, porém cruciais para uma recuperação rápida e eficaz. Eis algumas recomendações de como recuperar-se de uma ressaca baseadas em um estudo empírico dirigido pela autora que vos fala.

Após uma noite boêmia em festas e bares ou simplesmente bebendo sozinho no sofá de casa, seja para relaxar e comemorar ou para afogar as mágoas, o indivíduo, ao acordar, sentirá os efeitos dos excessos da noite anterior. A primeira sensação ao abrir os olhos será, provavelmente, tontura. Ou dor de cabeça. Ou as duas coisas, dependendendo da sua sorte. Neste primeiro momento, parece que o mundo vai acabar e tudo que passa pela sua cabeça é dor, arrependimento e promessas baratas, como: “Nunca mais vou beber.” Até mesmo, questionamentos desesperados, como “O que estou fazendo da minha vida?” Entretanto, não é preciso pânico, mesmo que pareça, não é o fim do mundo, você apenas está de ressaca.

O primeiro passo para recuperar-se da ressaca é tomar um banho. A ideia de levantar parece horrível, o que é compreensível, mas o esforço valerá a pena. Levante-se da cama com cuidado, suas noções de espaço ainda estarão afetadas e você provavelmente tropeçará nos próprios pés e até mesmo nos móveis ao seu redor, isso faz parte. Pegue uma muda de roupas confortáveis e dirija-se ao banheiro. Tonto demais para achar aquela calça de ficar em casa? Bem, pegue qualquer roupa que achar, só não volte para a cama ainda. Você pode acabar tropeçando novamente ao se despir, está tudo bem, apenas tenha cuidado para não cair no boxe durante o banho. Aproveite a sensação da água morna, isso lhe ajudará a recobrar os sentidos, além de relaxar sua musculatura. Todavia, tente não ficar meia hora embaixo do chuveiro, afinal, os impostos de água e luz estão muito caros e você não quer ter outro motivo para ter dor de cabeça no final do mês.

Ao sair do banho, a tontura já terá diminuído, mas o cansaço, a dor de cabeça, a fome e a sede estarão em evidência. Tomar cuidado com a sua alimentação, antes e depois de começar a beber, é um ato muito válido, pois a bebida alcoólica diminui o nível de açúcar sanguíneo, o que, geralmente, pode acarretar em embriaguez rápida, enjoos e até mesmo desmaios. Caso tenha se descuidado, a melhor opção é, sem dúvidas, apelar para os antiácidos. Eles ajudam a neutralizar o ácido estomacal e a combater a sensação de indigestão presentes no dia seguinte, então tome um. Ovos, cereais integrais, biscoitos, bolachas, chás (que contenham gengibre, de preferência) e alimentos ricos em potássio, como a banana, são, aliás, uma ótima maneira de saciar sua fome e ajudar seu organismo a se revigorar.

Sendo assim, é o momento de tomar um bom café da manhã. Ou almoço. Ou janta. Apenas tenha certeza de fazer uma boa refeição. A preguiça estará lhe consumindo neste momento, mas este é um passo importantíssimo. Tente não queimar sua comida (não é necessário seguir a risca as sugestões, ainda assim, dê preferência a alimentos leves) e tente, também, não se queimar. Agora sente-se e aprecie sua refeição. Pode comer no sofá mesmo, mas tome cuidado para não sujar nada, no seu estado atual, ter que limpar algo será a última coisa que você irá querer. Não esqueça de trazer uma garrafa de água consigo. O alto consumo de álcool leva a desidratação, o que explica a sede absurda que você estará sentindo. Use e abuse do consumo de água, com ela não é preciso moderação e o seu organismo certamente vai agradecer por isso. Vale lembrar que bebidas isotônicas também são uma ótima opção, pois, além de hidratar, ajudam a repor eletrólitos.

Caso a dor de cabeça e o mal estar ainda estejam fortes, mesmo depois desses passos, não deixe de tomar um analgésico. Pronto. Tudo que você precisa, agora, é de repouso. Volte para sua cama, silêncio e um lugar confortável para descansar lhe farão bem. Caso não consiga voltar a dormir, ligue a tv ou o computador e distraia-se. Apenas faça questão de se manter em repouso até sentir-se melhor, este é, sem dúvidas, o melhor remédio. Não há nenhum método que acabe instantaneamente com os efeitos da ressaca, aspirina e outros medicamentos semelhantes ajudam, mas nenhum dá conta de amenizar todos as implicações causadas pelo alto consumo de bebidas alcoólicas, pois ele diminui drasticamente o metabolismo do seu corpo. Portanto, a melhor opção é se programar para a “happy hour” e reservar o dia seguinte inteiramente para si.





Nenhum comentário:

Postar um comentário