segunda-feira, 5 de junho de 2017

O tortuoso caminho do desenvolvimento da escrita

Aluno 172
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O processo de aprendizado da escrita dá-se de forma longa e gradativa. Passamos por diversas etapas até nos vermos capazes de expressar nossas ideias através da escrita de maneira coerente. Completada a alfabetização, entramos em um extenso estudo de gramática, a fim de nos inteirarmos das regras e dos conhecimentos que serão exigidos em nossas futuras produções textuais. A promessa da necessidade do domínio desse saber nos sendo relembrada constantemente, mas raramente sendo exigida e praticada com tamanho afinco no presente.

            Logo que somos capazes de compreender o básico da escrita e da leitura, a escola nos familiariza com textos dissertativos-expositivos, tornando cotidiana a tarefa de transpassar instruções e resumos escolares em nossos cadernos, de modo que tenhamos um material para consulta quando necessário. Contudo, apesar de ter ciência da necessidade de habituar a criança com o ato de escrever, e saber que a prática a partir da cópia de textos da lousa é um método que, até então, se mostrou eficiente, acredito que há uma falta de incentivo para que o aprendiz produza textos por conta própria, com o único objetivo de exercitar sua criatividade. Desde as séries iniciais, há uma exigência muito maior em cima do conhecimento gramatical, o que, além de negligenciar o desenvolvimento da capacidade criativa, contribui para a formação de jovens que se sentem inseguros na hora de expressar seus pensamentos e pontos de vista no papel.

            Pessoalmente, posso afirmar que fui, de fato, alfabetizada com êxito e que, de um modo geral, não tive muitas dificuldades para aprender as regras da língua portuguesa. Todavia, a minha relação com a produção textual foi um pouco diferente e o caminho que percorri até me sentir parcialmente familiarizada com a prática da escrita criativa - crônicas, contos, poesias e textos dissertativos - fora longo e laborioso. O curso preparatório para vestibular que frequentei foi o espaço onde finalmente fui capaz de derrubar algumas das muitas barreiras que impediam-me de expressar claramente minhas ideias e, hoje, posso declarar com convicção que a presença de um profissional da educação que nos transmita segurança e nos incentive a fazer sempre o melhor, é fundamental. Sou eternamente grata a minha professora de redação por isso.

            Em suma, escrever não é, de maneira alguma, uma tarefa fácil. Não quando o objetivo dessa escrita é alcançar o patamar exigido por uma determinada comunidade discursiva; articular nossa opinião de maneira singular e convincente é um verdadeiro desafio, independente da questão a ser discutida. A leitura é um artifício indispensável no desenvolvimento dessa habilidade, e foi, sem dúvidas, uma das minhas maiores aliadas. Entretanto, sem muita prática e críticas construtivas, dificilmente somos capazes de progredir. Eu, certamente, não seria.


























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