quarta-feira, 26 de julho de 2017

Minha leitura

Aluno 117
1 Versão


A profissão que meu pai tinha sempre foi guardada por mim com muito apreço, pois a cada cidade que visitava trazia um livro para mim, seja de parlendas, lendas locais, gravuras, algum livro ele encontrava. O momento que ele chegava em casa era fácil de esperar meu movimento bucal perguntando onde encontrava-se o livro que ansiosamente seria lido naquela mesma noite. “A família também não deve deixar somente para a escola o papel de despertar, incentivar e motivar a leitura. Grande parte dessa responsabilidade é também dos pais, que devem proporcionar aos seus filhos o acesso às publicações e incentivá-los à leitura.” (ROTTAVA, 2006)
A diferença muito grande entre a leitura na escola e a minha leitura em casa é que conseguia percorrer caminhos mais diversos; podia ler sobre animais, carros, sobre como vivia o sol e a lua, como as folhas se formavam e como os bebês nascem; se estivesse na escola leria apenas sobre coisas que muitas vezes se repetiam, além dos livros estarem rasgados e velhos. “Alfabetização significa apenas a ação de ensinar/aprender a ler e a escrever, enquanto letramento diz respeito à condição de quem não apenas sabe ler e escreve, mas cultiva (dedica-se a atividades de leitura e escrita) e exerce (responde às demandas sociais também dessas mesmas habilidades) as práticas sociais que usam a escrita.” (ROTTAVA, 2006)
Foi lendo um livro de animais que descobri a ave ximango, semelhante a um falcão, que era desconhecida pela minha professora no momento que apresentou a aula do alfabeto para minha turma e na letra x ao perguntar que outra palavra poderíamos colocar ignorou e duvidou de minha resposta: ximango, mesmo assim; trouxe noutro dia a prova de que ximango existe e voa livremente por aí sem ela perceber, isso fez com que eu percebesse que “A leitura estimula o diálogo, por meio do qual se trocam resultados e confrontam-se gostos. Portanto, não se trata de uma atividade egocêntrica ou narcisista, se bem que, no começo, exercida solitariamente; depois, aproxima as pessoas e coloca-as em situação de igualdade, pois todos estão capacitados a ela.” (ZILBERMAN, 2008)

Referências
ROTTAVA, Lucia. A importância da leitura na construção do conhecimento. In: Espaços da Escola. Editora Unijuí, Ano 9, nº 35, jan/mar 2006.

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. In: Via Atlântica. Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, n.14, p.12-22, dez/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário