terça-feira, 18 de julho de 2017

Parecer_Aluno127

Proposta 3

127, texto descreve um processo, mas ainda pode ser melhorado em alguns aspectos.
            No seu segundo parágrafo você descreve o tipo de cadarço que não pode ser comprado, mas seu período é excessivamente longo, dificultando a compreensão e continuidade do assunto. Procure transformar algumas vírgulas em pontos para separar seus argumentos e fazer com que o leitor compreenda melhor o que você está dizendo.
            No terceiro parágrafo você começa, enfim, a descrever o processo. Note que seu parágrafo é um gigantesco período cheio de informações diferentes e adendos entre parênteses! Tome o cuidado de não confundir o leitor e descreva o processo de uma maneira clara e objetiva. Procure transformar suas vírgulas em pontos, dividindo algumas etapas dentro desta grande etapa do seu processo de amarrar os cadarços. Além disso, neste momento você compara algumas ações com ações cotidianas do curso de letras, o que é bem legal. Procure apenas deixar mais claro o que você quis dizer com isso, ou seja, qual o sentimento que a prova de Conceitos Básicos de Linguística gera, por exemplo. Convide o leitor a seguir com você através do texto, descrevendo seu processo de forma precisa e detalhada. Faça uso de imagens e dados concretos.
            Seu último parágrafo inicia com a expressão “Após feito isso”. Perceba que normalmente dizemos “logo após”, “depois disso” ou então “feito isso”. A partir daí você começa a falar dos cadarços utilizando o pronome ELES para retomá-los. Neste caso é interessante retomar a palavra CADARÇO ou algum sinônimo dela, pois a última vez que esta palavra aparece no texto foi lá no outro parágrafo. Aqui também é necessário rever a pontuação! Lembre-se que o seu leitor pode não saber nada sobre amarrar sapatos, então o esforço é de explicar tudo da forma mais detalhada possível.
Por fim, você conta ao leitor que ele ainda não havia colocado os sapatos. Mas perceba que você não pode contar com a sorte de o leitor ter permanecido esse tempo todo descalço! É necessário que fique explícito desde o início do texto que o nó está sendo dado com o tênis fora dos pés, pois normalmente ocorre o inverso: primeiro se calça e depois se amarra o sapato. Essa pode ser uma boa “propaganda” para a introdução do seu texto! Afinal, você não vai ensinar um simples nó, mas sim um nó prático, que pode ser reutilizado muitas vezes.
Revise as vírgulas e boa reescrita!


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