127, texto descreve um
processo, mas ainda pode ser melhorado em alguns aspectos.
No
seu segundo parágrafo você descreve o tipo de cadarço que não pode ser
comprado, mas seu período é excessivamente longo, dificultando a compreensão e
continuidade do assunto. Procure transformar algumas vírgulas em pontos para
separar seus argumentos e fazer com que o leitor compreenda melhor o que você
está dizendo.
No
terceiro parágrafo você começa, enfim, a descrever o processo. Note que seu
parágrafo é um gigantesco período cheio de informações diferentes e adendos
entre parênteses! Tome o cuidado de não confundir o leitor e descreva o
processo de uma maneira clara e objetiva. Procure transformar suas vírgulas em
pontos, dividindo algumas etapas dentro desta grande etapa do seu processo de
amarrar os cadarços. Além disso, neste momento você compara algumas ações com
ações cotidianas do curso de letras, o que é bem legal. Procure apenas deixar
mais claro o que você quis dizer com isso, ou seja, qual o sentimento que a
prova de Conceitos Básicos de Linguística gera, por exemplo. Convide o leitor a
seguir com você através do texto, descrevendo seu processo de forma precisa e
detalhada. Faça uso de imagens e dados concretos.
Seu
último parágrafo inicia com a expressão “Após feito isso”. Perceba que
normalmente dizemos “logo após”, “depois disso” ou então “feito isso”. A partir
daí você começa a falar dos cadarços utilizando o pronome ELES para retomá-los.
Neste caso é interessante retomar a palavra CADARÇO ou algum sinônimo dela,
pois a última vez que esta palavra aparece no texto foi lá no outro parágrafo.
Aqui também é necessário rever a pontuação! Lembre-se que o seu leitor pode não
saber nada sobre amarrar sapatos, então o esforço é de explicar tudo da forma
mais detalhada possível.
Por fim, você conta ao leitor que
ele ainda não havia colocado os sapatos. Mas perceba que você não pode contar
com a sorte de o leitor ter permanecido esse tempo todo descalço! É necessário
que fique explícito desde o início do texto que o nó está sendo dado com o
tênis fora dos pés, pois normalmente ocorre o inverso: primeiro se calça e
depois se amarra o sapato. Essa pode ser uma boa “propaganda” para a introdução
do seu texto! Afinal, você não vai ensinar um simples nó, mas sim um nó
prático, que pode ser reutilizado muitas vezes.
Revise as vírgulas e boa reescrita!
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