143, seu texto cumpre a proposta de relatar um acontecimento ocorrido com um amigo\familiar\desconhecido (personagem) que causou um aprendizado ao narrador, mas ainda precisa de uns ajustes. A partir do seu primeiro parágrafo, é possível imaginar que o acontecimento se deu com João, mas depois se verifica que isso não é verdade. Existe um segundo núcleo de personagens, com quem realmente acontece algo trágico que é presenciado pelo João que depois conta ao narrador. Tome o cuidado de não confundir o leitor com essa nuance! Deixe bem claro quem é o narrador, quem é o João e quem é essa família que o João ajuda (fique atento para não fugir do seu tema central neste momento).
No segundo parágrafo você conta a história dessa família, porém as coisas não ficam muito claras. Você precisa situar melhor o leitor em tempo e espaço, e na descrição dos personagens. Desenvolva o enredo da sua história! Da primeira vez que você cita a família, por exemplo, você a chama de “uma família”. Nesse caso é preciso que você tenha o cuidado de ser mais específico, sempre entrelaçando a história com o ponto de vista do narrador. Faça uso de exemplos, dados e imagens concretas para que o leitor construa parâmetros afim de compreender o propósito do seu texto. Você já delimitou seu acontecimento principal (João ter ajudado a família que perdeu tudo em um incêndio), agora discorra sobre ele ao longo do texto, deixando claro o ponto de vista do narrador. Preste atenção: A questão do aprendizado que o narrador teve precisa aparecer ao longo do texto, e não apenas no primeiro e no último parágrafo.
Explore melhor as imagens que você já criou, a exemplo do incêndio propriamente dito, da comunidade onde João morava, e dos momentos em que João ajudou essa família sem querer nada para si. Percebe-se que há uma diferença social entre João e o narrador. O que acha de explicitar melhor isso? Parece ser um bom argumento para o seu aprendizado, um bom motivo para teres escrito o seu texto.
É muito importante que você revise a utilização de vírgulas no seu texto. Muitos parágrafos ficaram confusos porque você utilizou muitas vírgulas e poucos pontos finais. Separe os períodos que contêm informações diferentes em demasia, e aproveite a pontuação para conferir um ritmo ao seu texto, ou até mesmo para destacar certos acontecimentos. Conte sua história com calma. Perceba também a necessidade de utilizar os recuos de parágrafo sempre no início de cada um. Por fim, atente para a coesão do seu texto, ou seja, cuide para que você conecte uma frase na outra, e assim não precise ficar repetindo coisas como: ele, João e “essa família”. Para tanto, faça uso de nexos e modalizadores. Perceba que o ato de escrever um texto se assemelha ao ato de costurar, pois suas ideias não podem aparecer “soltas” para que o conjunto da obra seja considerado, bem como na costura os fios soltos não são considerados uma peça de roupa. *** A crase na primeira frase do primeiro parágrafo não existe! Revise! Boa reescrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário