Proposta 2
144, seu texto está bem legal, mas ainda precisa de alguns ajustes para se adequar à proposta. Vamos lá: Lembre-se de que a proposta é relatar um acontecimento ocorrido com um amigo\familiar\desconhecido (personagem) que causou um aprendizado ao narrador. Visto isso, seu texto consegue cumpri-la apenas no parágrafo final, que é quando a narradora fala explicitamente o que aprendeu com a história toda. No entanto, é necessário que essa reflexão da narradora esteja mais presente ao longo do texto, entrelaçada com as suas memórias. Assim você deixa claro o motivo própria existência do texto: o aprendizado.
Seu primeiro parágrafo é uma descrição de um dia normal na vida do seu personagem, que no parágrafo posterior é explicado melhor. Eu senti falta, porém, de uma descrição mais detalhada da narradora, e de uma delimitação de qual é o seu ponto de vista: é uma narradora criança, ou uma narradora adulta recontando também memórias de infância?
Seu segundo parágrafo ficou demasiadamente grande, contendo momentos bem diferentes da sua história. Na primeira parte você descreve seu pai e através dele a sua família, e na segunda parte você conta uma informação importante, a de que o sei pai saiu de casa. Atente para que a mudança do seu pai (que foi brusca na sua vida), não se dê de forma tão brusca no seu texto. O leitor precisa compreender como isso aconteceu, e se sua narradora é uma adulta, ela parece já ter condições de explicar e entender isso. O que você acha? Experimente dividir o parágrafo, destacando a separação dos seus pais. Cuide novamente neste momento para não fugir do seu tema central, que é o aprendizado que o narrador teve através da experiência do personagem. Explicite melhor que seu pai não se permitia ser esquecido, conectando essa sua frase com os acontecimentos a seguir: seu pai chegando de carro para visitar, seu pai andando de bicicleta por perto...
No terceiro parágrafo você insere uma imagem para falar do seu pai: os olhos de burquinhas. Tainá, eu não entendi o que você quis dizer com isso. É possível que você explique melhor? Tome o cuidado, ao utilizar imagens, de refletir sobre a recepção dessas imagens! Aqui, você está me apresentando seu pai, que eu não conheço.
Perceba também que se você utiliza aqui o verbo “trouxe-me”, alguém precisa levar a lembrança do seu pai até você. Esse alguém pode até ser o fim de tarde, mas aí então você não pode dizer que “num fim de tarde trouxe-me”, mas sim que “o fim de tarde trouxe-me”. Outra solução é trocar o verbo.
A respeito da cronologia da sua história, e da passagem de tempo: Você precisa decidir se a sua narradora é uma adulta olhando para o passado, onisciente.
Se a resposta for sim (e eu acredito que seja), existem algumas coisas na história que podem ser melhor esclarecidas. Por exemplo, perceba que no seu terceiro parágrafo já não se tem ideia de quantos anos você tinha. Construa a linearidade da sua narrativa de modo convincente, para que o leitor não se perca no caminho tentando imaginar ou descobrir quantos anos você tinha em dado momento. O mesmo vale para o seu último parágrafo. Esse “hoje” parece chegar do nada.
Elabore uma transição temporal que conecte os seus diferentes parágrafos e diferentes momentos da vida. O elemento que conecta tudo isso pode ser a reflexão sobre o seu aprendizado.
Seu final ficou bem legal, mas lembre-se de que é necessário colocar a questão do seu aprendizado oriundo da experiência de vida do seu pai ao longo de todo o texto.
Boa reescrita!
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