sexta-feira, 21 de julho de 2017

Sarau de letramento

Aluno 130
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Uma vez, quando eu ainda estava no Ensino Médio, fui convidada pela professora de Literatura da minha escola a participar de um sarau literário, cujo objetivo era fomentar o gosto pela leitura. Li inúmeros poemas durante o tempo de preparação da apresentação e, com isso, tive a oportunidade de conhecer várias obras da nossa Literatura, além de praticar assiduamente a leitura em voz alta, que era o que deveríamos fazer no sarau.

Esse tempo de ensaios e principalmente a apresentação em si me fizeram aprender diversas coisas sobre o ato de ler, bem como os métodos que podem ser utilizados para dar efeitos diferentes da mensagem ao público. Ensaiar para o sarau e apresentá-lo foram experiências que me proporcionaram aprendizados de leitura como a declamação de um poema, a diferenciação dos tons que se dá em determinados versos ou palavras e também a leitura com musicalidade, a fim de passar às pessoas a verdadeira emoção que aquelas poesias expressavam.

O sarau foi quase todo construído em cima das obras dos poetas Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade e apresentado para os alunos e para os professores da própria escola. Havia também a presença de pequenas encenações e de instrumentos musicais que acompanhavam o ritmo dos poemas, os quais eu e meus colegas declamamos de modo a pôr em prática tudo o que havíamos aprendido com essa experiência de leitura.

Recitar os poemas para a comunidade escolar foi algo incrível, uma experiência pessoal única, pois sempre gostei de ler e, com a oportunidade dessa apresentação, desenvolvi conhecimentos a respeito desse exercício. Durante o processo do sarau, por exemplo, o principal aspecto que aprendi foi a importante diferença entre a leitura como alfabetização e leitura como letramento, que são acepções que eu não conhecia acerca dessa prática1.

Tal como afirma a autora Lucia Rottava em seu texto “A Importância da Leitura na Construção do Conhecimento”, a alfabetização consiste apenas no ato de ensinar e aprender a ler e a escrever, e o letramento se concretiza como o ato de cultivar e de realmente se dedicar às práticas de escrita e de leitura. Com isso, a escritora explicita que essas acepções podem se caracterizar, respectivamente, por compreender a leitura como uma simples decodificação de textos ou como uma habilidade comunicativa.

1Conceitos retirados do texto A Importância da Leitura na Construção do Conhecimento (Rottava, 2000).
A perspectiva do sarau me fez enxergar a leitura como um modo de arte, pois desenvolvi uma habilidade comunicativa ao estudar a recitação de poemas e suas características. No seu texto, Rottava expõe, inclusive, que “o termo leitura pode ser compreendido como sendo uma habilidade que envolve um evento comunicativo onde estão presentes o que, para que e para quem lemos, ou seja, uma tarefa que envolve um propósito e um ou mais interlocutor(es)”.

Nesse sentido, minha experiência de leitura se encaixa nessa concepção trazida pela autora à medida que o sarau literário se caracterizou como um evento comunicativo que tinha por objetivo cultivar a prática de leitura. O meio utilizado foi a declamação de poemas para uma plateia de professores e alunos de Ensino Médio.

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