Proposta 1
A reescrita mostra já no inicio que você optou por um questionamento, um tema que conduzisse a história; seu primeiro parágrafo, ao contrário da primeira versão onde eram listados diversos períodos do desenvolvimento de sua leitura e escrita, aqui apresenta esta "inquietude avassaladora", que induz o leitor a atentar para o prosseguimento do texto.
No segundo parágrafo, fica nítida a contribuição da leitura de Mario Quintana na resolução da "inquietude", pois aqui você mostra que passou a escrever poesias (mesmo achando que não) devido ao apreço por aqueles versos; isso resulta na peculiaridade e originalidade de sua história, ao mesmo tempo que remete ao questionamento levantado no parágrafo anterior.
O terceiro parágrafo oferece informações que confirmam o seu contínuo apego ao livros, não fugindo do tema proposto, ao passo que surge aqui a "máquina empoeirada" do título; a imagem das bibliotecas descritas condiz com a concretude proposta, tornando o conteúdo do texto verossímil.
Ao final da história, você responde ao tema (leitura e escrita) trazido até ali. Adicionando o episódio da promessa de seu pai em publicar o livro de poemas, evidencia-se a sua dedicação a esses escritos. Fechando o parágrafo, a objetividade em responder a questão da renúncia ou não ao projeto da publicação não basta, e isso é bom! Certamente haverá quem anseie pelo lançamento desse livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário