sexta-feira, 21 de julho de 2017

O DIA SEGUINTE

Aluno 167
1 Versão

Após um momento de grande ingestão de bebidas alcoólicas a famigerada ressaca aparece provocando dores de cabeça, náuseas, tonturas e cansaço. Isso acontece porque o álcool provoca a desidratação do organismo e o trabalho excessivo do fígado para eliminá-lo da corrente sanguínea. No entanto, esse não é um mal permanente. Existem alguns processos que podem ser realizados para amenizar os sintomas até que desapareçam.
Sabendo que a ressaca é o estado do organismo desidratado, a primeira atitude a ser tomada é: repor líquidos. Beber água é primordial para a hidratação e para que o organismo funcione corretamente. Além da água, também é possível beber bebidas repositoras isotônicas que sevem para repor a água e alguns nutrientes no organismo. Além disso, o corpo estará cansado e o repouso é fundamental. Se o propósito é descansar, passe longe de estimulantes como o café, por exemplo, porque ele irá potencializar o mal-estar e desconforto. Para a dor de cabeça, além da hidratação, os analgésicos são grandes aliados, porém deve-se selecionar aqueles que não são demasiadamente fortes.
Além disso, também é importante cuidar do estômago que está bastante fragilizado. Logo, é preciso evitar qualquer alimentação pesada ou gordurosa, bebidas que não sejam leves e medicações fortes. O ideal é beber um chá de gengibre que é bastante eficaz para reduzir dor de estômago e enjoos. Mesmo que a náusea ainda esteja presente, a alimentação é necessária. Os alimentos mais indicados para esse momento são somente os leves como frutas, iogurtes e até mesmo cereais e pães para aumentar a quantidade de açúcar. Lembrando que a baixa concentração de açúcar no sangue é responsável também pela fadiga e sensação de fraqueza na ressaca.
Por fim, é fundamental lembrar que nenhuma dessas dicas fará a ressaca desaparecer completamente em questão de minutos, elas amenizarão cada um dos sintomas. Aos poucos ela irá desaparecer, pode levar algumas horas até que o organismo esteja completamente curado. E lembre-se: para curar uma ressaca, a interrupção da ingestão de álcool é imprescindível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário