sexta-feira, 21 de julho de 2017

Parecer_Al134

Proposta 2
134, seu texto cumpre a proposta, mas ainda pode ser melhor elaborado. O narrador do seu texto, que deve ser a pessoa que aprendeu com o que aconteceu com Tita, precisa estar mais presente. Você evidenciou o aprendizado da própria Tita, e não o aprendizado do narrador! Este é apenas “pincelado” através das reflexões no primeiro e no último parágrafo do texto. Procure inserir melhor seu narrador como alguém que foi realmente tocado pela experiência da Tita, que realmente aprendeu com isso. Prove que o narrador aprendeu utilizando elementos concretos, dados e descrições. Talvez quem deveria pensar ser ridículo o medo de bichos pequenos é o narrador, e não só Tita! Você compreende a diferença? O narrador precisa mudar de pensamento depois do acontecimento (picada de aranha marrom na Tita) do seu texto. Para que isso ocorra, você precisa apresenta-lo desde o início com clareza, assim o leitor poderá posteriormente efetuar a comparação.
Você pode também situar melhor o tempo e o espaço da sua narrativa utilizando elementos que confiram concretude ao seu texto. Exemplifique como estava correndo bem o “certo dia na lancheria”, por exemplo. E como era essa lancheria no bairro “bom e seguro”? E a Tita como era? O leitor não a conhece. Como você quer que o leitor a imagine? Como ela prepara “mais um hambúrguer”? Cuide para contar sua história de uma maneira interativa, que chame a atenção do leitor, e não apenas como uma listagem do que aconteceu. Fique atenta também para não perder-se na descrição de um fato ou de algum objeto que não colabore para a compreensão da história. Descrever a aranha é importante. Descrever os clientes da lancheria não, por exemplo.  
Seu quarto parágrafo poderia ser o ápice da sua história, mas a reflexão do seu texto não segue durante a narrativa. Você precisa entrelaçar sua história com a reflexão do narrador sobre o ocorrido! Tita recebeu a notícia de que a aranha era venenosa, e nunca imaginou que pudesse ser. Mas e o narrador? Lembre-se que a proposta pede que o narrador mude algo em si mesmo, ou em sua vida depois de ficar sabendo de uma experiência que aconteceu com outra pessoa. Desenvolva esse parágrafo com mais calma, e aproveite melhor sua abordagem central.
No parágrafo final seu narrador (ainda bastante desconhecido) comenta que aprendeu a não considerar nenhum medo bobo. Você está dizendo isso para o leitor, e rezando para que ele acredite. Utilize os recursos discursivos para que o leitor perceba que ocorreu o aprendizado antes mesmo de você precisar comentar que aprendeu! Use o seu último parágrafo para fechar a abordagem que seguiu durante o texto. No seu caso, a abordagem foi retomada apenas neste parágrafo final, e posta como uma “moral da história”. Perceba que você não precisará explicar a moral da história se construir sua narrativa com mais clareza desde o início, colocando o personagem e o narrador nos seus devidos e marcados lugares. Bem como sustentando seu tema central e sua argumentação através de dados e imagens concretas.
No que diz respeito aos aspectos de organização linguístico/textual, observe a pontuação do seu texto. Alguns períodos estão excessivamente longos, dificultando a compreensão dos fatos. Principalmente quando você está contando a história, aproveite e utilize a pontuação para cadenciar sua escrita, e facilitar a compreensão da sua abordagem. Utilize menos vírgulas e mais pontos, separando assim as informações e fatos que são diferentes. Enfatize cada fato. A exemplo do parágrafo terceiro, que é quando a aranha cai na mão de Tita. Conte o acontecido com mais calma! Perceba que você não menciona Tita em quase todo parágrafo, mas segue utilizando o tempo verbal em terceira pessoa. Você precisa também especificar o sujeito, pois a última vez que especificou está muito longe (no parágrafo anterior). Seu período ficou ambíguo, pois no fim não se sabe se é Tita ou o bicho que continua seu trabalho.  
Perceba também neste parágrafo a reutilização do conectivo ATÉ QUE, e reflita se aquele que inicia o parágrafo é realmente necessário. Esse parágrafo contém muita informação contada de forma superficial e muito rápida! Retomando: revise as vírgulas, a colocação dos sujeitos e os conectivos.
No primeiro parágrafo atente para a concordância da última frase. “A um gigante como nós”.
No seu último parágrafo você também precisa observar melhor a colocação pronominal. Observe que a proposta pede um narrador presente, portanto sua conclusão não pode ser “generalizada”, na terceira pessoa do plural. Não entendi o que este pronome está retomando ou conectando. Atente também para a repetição na última frase do seu texto: ter medo de aranhas, independentemente do seu tamanho, é bem plausível de se ter.
Boa reescrita!

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