Proposta 3
Acredito que seu texto tem um bom potencial. Você traça um processo de como curar uma ressaca, mas as ideias estão vagas. É necessário que haja um foco na ideia de que o texto se propõe a instruir o leitor: ao final do texto deve-se saber resolver o problema, outras informações são secundárias.
Vejamos, no primeiro parágrafo você situa o leitor: irá falar sobre como curar uma ressaca; no segundo, então, introduz o que leva à ressaca para chegar a algumas orientações que faz ao interlocutor; o último parágrafo traz duas informações: o que fazer na possibilidade das orientações não terem funcionado e a ideia de que não se pode fazer nada num dia de ressaca.
Note que a descrição, de fato, de um processo é muito vaga: você toma cinco períodos do seu segundo parágrafo para descrever o que fazer para curar uma ressaca. Há algumas orientações descritas ali, sugiro que você as explore, dando destaque às fases do processo. Eu diria para você dividir o texto em: introdução; o que leva à ressaca e onde “está” o interlocutor/início do processo (Se você acabou de passar por isso e está (...)); processo para cura da ressaca; fim do processo/solução.
Acerca da conclusão, atente para o fato de adicionar informações irrelevantes à conclusão. Acredito que seja melhor dizer para não deixar nenhuma tarefa a ser feita após uma noitada “antes” do início do processo. Ou ainda, repensar essa ideia, pois ela não é indispensável à proposta de ensinar ao leitor como curar uma ressaca. Atente, ainda, à correção: acredito que você quis dizer “para, cê tá mal”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário