Aluno 130
Reescrita
Uma vez, quando eu ainda estava no Ensino Médio, fui convidada pela professora de Literatura da minha escola para participar de um sarau literário, cujo objetivo era fomentar o gosto pela leitura. Li inúmeros poemas durante o tempo de preparação da apresentação e, com isso, tive a oportunidade de conhecer várias obras da nossa Literatura, além de praticar assiduamente a leitura em voz alta, que era o que deveríamos fazer no sarau.
Esse tempo de ensaios e principalmente a apresentação em si me fizeram aprender diversas coisas sobre leitura, bem como os métodos que podem ser utilizados para transmitir efeitos diferentes da mensagem ao público. Ensaiar para o sarau e apresentá-lo foram experiências únicas, com as quais aprendi a declamar poemas, a diferenciar os tons que se dá em determinados versos ou palavras e também a ler com musicalidade, a fim de passar às pessoas a verdadeira emoção que aquelas poesias expressavam.
O sarau foi quase todo construído em cima das obras dos poetas Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade e apresentado para os alunos e para os professores da própria escola. Havia também pequenas encenações que ilustravam os versos e instrumentos musicais que acompanhavam o ritmo dos poemas, os quais eu e meus colegas declamamos de modo a pôr em prática tudo o que havíamos aprendido com essa experiência de leitura.
Recitar os poemas para a comunidade escolar foi algo incrível, uma experiência pessoal única, pois sempre gostei de ler e, com a oportunidade dessa apresentação, desenvolvi conhecimentos a respeito da prática de leitura. Durante o processo do sarau, por exemplo, aprendi aspectos como a diferença entre a leitura como alfabetização e leitura como letramento, que são acepções que eu não conhecia acerca dessa prática1, e também a ideia de leitura como uma habilidade comunicativa, conforme expõe a autora Lucia Rottava em seu texto “A Importância da Leitura na Construção do Conhecimento”, ao afirmar que “o termo leitura pode ser compreendido como sendo uma habilidade que envolve um evento comunicativo onde estão presentes o que, para que e para quem lemos, ou seja, uma tarefa que envolve um propósito e um ou mais interlocutor(es)”.
1Conceitos retirados do texto A Importância da Leitura na Construção do Conhecimento (Rottava, 2000)
Tal como afirma Rottava em seu texto, a alfabetização consiste apenas no ato de ensinar e aprender a ler e a escrever, e o letramento se concretiza como o ato de cultivar e de realmente se dedicar às práticas de escrita e de leitura. Com isso, a escritora explicita que essas acepções podem se caracterizar, respectivamente, por compreender a leitura como uma simples decodificação de textos ou como uma habilidade comunicativa.
Já no sentido de a leitura ser vista como uma habilidade dentro de um contexto comunicativo, segundo evidencia Rottava, minha experiência de leitura se encaixa nessa concepção trazida pela autora à medida que o sarau literário se caracterizou como um evento comunicativo que tinha por objetivo cultivar a prática de leitura. O meio utilizado foi a declamação de poemas para uma plateia de professores e alunos de Ensino Médio.
De acordo com esses conceitos, o sarau recitado na escola foi uma experiência que me proporcionou alguns aprendizados importantes acerca da prática de leitura. Ao ensaiar para a apresentação, por exemplo, fui percebendo naturalmente que a leitura é mais do que somente saber ler e escrever no seu sentido técnico; ela também é algo que pode ser cultivado e visto como uma forma de cultura, e esses conceitos são trazidos por Rottava, definidos respectivamente como alfabetização e letramento. A experiência do sarau também me ensinou, principalmente no momento da apresentação, que ler se trata de uma habilidade de comunicação, pois havia um propósito para a sua realização e uma plateia como interlocutora, sendo essa outra ideia abordada pela autora no seu texto.
Referências Bibliográficas
ROTTAVA, L. A Importância da Leitura na Construção do Conhecimento. Espaços da Escola, Ijuí, Editora UNIJUÍ, jan-mar 2000.
FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
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