domingo, 9 de julho de 2017

Parecer_Aluno156

156, a ideia do seu texto está bem interessante, e o seu título também! Porém, seus personagens e o ambiente escolar precisam ser melhor descritos. Lembre-se de que o leitor não estava dentro da sua escola para entender como as coisas aconteciam, e a partir daí compreender o argumento que você escolheu destacar no texto. Não consegui compreender como acontecem os projetos e qual a função de um orientador, por exemplo. Essas informações me parecem relevantes para compreender a atmosfera do acontecimento entre os seus colegas. Para resolver esse problema, procure utilizar dados, informações e imagens concretas, situando o leitor em tempo e espaço. Exemplos de perguntas a serem respondidas no texto: Sua escola era em Porto Alegre? Era pública ou particular? “Molde” o imaginário do leitor através das informações colocadas no texto.
Lembre-se de que você precisa propor ao leitor um problema ou uma pergunta (implícita ou explícita) a ser resolvida ao longo do texto. Dessa forma, note que já no primeiro parágrafo você conta toda a história e a sua reflexão. Pense se é possível utilizar esse parágrafo apenas para introduzir a sua história e o ponto de vista do narrador sobre ela, sem esquecer a proposta, que era: contar um acontecimento com uma terceira pessoa que gerou um aprendizado para o narrador. Seu narrador aqui está observando a cena de fora, e por isso pode descrevê-la ao leitor com mais riqueza de detalhes e clareza, mas sem entregar toda a história logo no início. Você precisa estimular o leitor a seguir lendo!

Tome cuidado para que o seu texto não seja apenas uma listagem de memórias daquele acontecimento, não se esquecendo de inserir o ponto de vista e a reflexão sobre o aprendizado do narrador ao longo do texto, costurando-o (deixando-o coeso) através de ideias e/ou nexos. Não deixe para retomar sua reflexão (aprendizado do narrador, ponto de vista do narrador) apenas no parágrafo final, pois este serve para fechar a argumentação do texto, mas não serve como “moral da história”. Cuide também para não introduzir novas argumentações no fim do seu texto, e boa reescrita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário