segunda-feira, 10 de julho de 2017

PARECER_aluno181

Proposta 1


O seu texto apresenta em ordem cronológica experiências que você teve com a escrita e, por você exemplificar bem todas elas, o seu texto não fica se parecendo com uma lista. No entanto, eu sugiro que você tente achar um fator em comum nessas experiências, para que esse seja o fio que conduz o seu texto, deixando o leitor envolvido com a narração.
Vejamos, no seu primeiro parágrafo você fala sobre uma das suas primeiras experiências com a escrita: o contato com a máquina de escrever. Essa passagem fica bem ilustrativa, pois você conta ao leitor sobre como era essa máquina, “passava horas batendo nas suas teclas duras”, o que faz com que se crie uma imagem do seu texto. Contudo, note que esse fato não introduz o que vai ser apresentado no texto, já que as experiências dos parágrafos seguintes não se conectam entre si, a não ser pelo fato de que aconteceram uma após a outra.
No seu segundo parágrafo você conta sobre uma nova experiência com a escrita: os diários. Por mais que, como você narra, não tenha conseguido criar um hábito de escrever nos diários, talvez, como sugestão, eu diria que uma maneira de ligar esse assunto ao do parágrafo anterior é o fato de que em cada uma delas houve a presença de um diferente tipo de ferramenta de escrita: no primeiro, a máquina de escrever; no segundo, o diário.
O mesmo acontece no seu terceiro parágrafo no qual você fala sobre a influência que a literatura teve na sua experiência com a escrita – pois você sentia necessidade de anotar as suas reflexões. Entretanto, aqui você abre outra unidade temática, pois esse novo acontecimento não se liga com o anterior, exceto pelo fato de que nesse parágrafo você novamente, como nos dois anteriores, apresenta outra ferramenta que lhe auxiliou na escrita, desta vez, o computador.
No seu quatro parágrafo você começa a falar sobre assuntos mais subjetivos que levaram você a escrever. Perceba como isso destoa da primeira parte do seu texto, já que os parágrafos anteriores narram experiências objetivas que você viveu. Note também que a sua conclusão não, de fato, conclui, pois você apresenta uma nova ideia nela: seu gosto pela escrita levou você a estudar comunicação social. Eu sugiro que você se pergunte, então: sobre o que eu quero falar no meu texto? Há a possibilidade de seguir o que eu já havia apontado anteriormente, que a sua unidade temática possa ser os diferentes tipos de ferramentas que você utilizou ao longo da sua vida para produzir sua escrita, mas, também, há a possibilidade de você focar em alguma experiência que você apresentou no texto e desenvolver um texto inteiro a partir dela.
Caso escolha seguir a unidade temática das ferramentas da escrita, eu sugiro que você descreva mais sobre esses objetos, semelhante com o que você fez no primeiro parágrafo do texto. Você também poderia fazer um link entre essa linha do tempo das ferramentas com a linha do tempo do seu processo de escrita, mas isso é só uma sugestão.
Além disso, ao reescrever, você deve lembrar-se de duas qualidades discursivas: a concretude e a objetividade. Ao longo do seu texto é bom que você traga exemplos concretos de fatos que ocorreram com você e que você dê dados o suficiente para que o leitor entenda o que o texto quis dizer.

Por fim, sugiro que você revise as regras de concordância e pontuação.

Boa reescrita!






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