quarta-feira, 26 de julho de 2017

Parecer_Aluno117

PROPOSTA 2
A proposta dessa tarefa é que você narre um fato/acontecimento, acontecido com  alguém, que lhe gerou um aprendizado. Note, no entanto, que seu texto não apresenta um acontecimento claro, muito menos a explicitação de um aprendizado que possa ter sido gerado.
O primeiro período de seu texto introduz: “ela tomava chá de limão com um bolo de fubá no mesmo dia que tudo aconteceu.”. A partir disso, o interlocutor já cria uma imagem e uma expectativa – o que irá acontecer? Mas, no decorrer do texto, não há informações objetivas e concretas para que se distingue o que de fato aconteceu.
Você traz uma descrição detalhada das cenas, isso é importante para que o interlocutor visualize o que você quer dizer. No entanto, é necessário que essa concretude apareça em outros planos também. Por exemplo, no segundo parágrafo há a passagem “ela nunca esperou que aquilo acontecesse”, essa é outra passagem que gera expectativa no leitor, mas não explicita o que aconteceu, o que foi “aquilo”.
Veja bem, dizer que o texto precisa de clareza e objetividade é diferente de dizer que você deve acabar com o tom poético. Não é necessário que ele desapareça, mas não há como o leitor inferir o que você quer dizer sem parâmetros que o façam perceber/distinguir.
No terceiro parágrafo o leitor fica sabendo que a família estava ali (onde?), pelo menos até o momento. Mas ainda não é claro o que está, de fato, acontecendo. O tom do texto pode remeter à morte, mas não há dados que confirmem isso. Ao concluir, então, o interlocutor sabe que a personagem perdeu dois filhos – o que parece algo acontecido num tempo distante, portanto não o acontecimento do texto – e que tem um filho vivo.
Note que, sendo uma narração, é imprescindível que alguns elementos como personagem, tempo e espaço estejam mostrados com detalhes suficientes para que se visualize. Sugiro que você deixe claro quem é a personagem, o que aconteceu, quando aconteceu (destaco porque não consegui distinguir a progressão cronológica de sua narração), onde e como foi. Tudo isso para que você diga ao interlocutor que pôde aprender com aquela situação.
Esse fato que você narrou lhe levou a um aprendizado? Se sim, deixe bem claro o que aconteceu, trazendo no enredo detalhes sobre o momento, local, quem estava lá, qual a progressão (tudo aconteceu no mesmo dia?) e qual o seu ponto de vista sobre. Se não, pense em algum outro fato/ acontecimento, acontecido com outra pessoa, e invista nos fatores citados.
Boa reescrita!

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