sexta-feira, 1 de maio de 2015

Parecer_Aluno50

Algo que salta aos olhos logo à primeira leitura de seu texto é a pouca inteligibilidade das ideias. A proposta atual é apresentar-se a partir de uma característica específica que dê conta de delinear o autor de forma fluida e objetiva. O seu texto, no entanto, é pouquíssimo claro porque o que há nele são ideias que se transpõem de forma confusa e abstrata. É difícil, portanto, tecer comentários e fazer observações sobre trechos específicos, e mais ainda fazer uma ideia de quem você é. Recomenda-se, ainda assim, que você releia seu texto, selecione as ideias que possam ser mais relevantes para o propósito e reorganize-as de forma que não seja difícil ao interlocutor apreender a ideia geral do texto.
Se quiser trabalhar em cima da indiferença ou na inconstância que você acredita serem traços peculiares seus, procure fazer isso desde o início do texto. O primeiro parágrafo, por exemplo, não parece introduzir tema principal algum. É imprescindível que sua dissertação seja homogênea em sua totalidade, introduzindo o assunto principal logo no primeiro parágrafo e retomando-o e desenvolvendo-o ao longo dos demais parágrafos. Um texto objetivo e tematicamente linear não se perde em divagações e informações que não sejam relevantes para o propósito.

Além disso, releia a sua produção partir da perspectiva de quem não o conhece, pois esse é um ótimo exercício para detectar passagens demasiado subjetivas e abstratas. O assunto e as ideias devem ser acessíveis a qualquer leitor, isto é, eles devem ser apresentados de forma clara e objetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário