sexta-feira, 1 de maio de 2015

“Um ‘eu’ determinado”

Aluno 63
1 Versão


      Difícil tarefa esta de tornar objetivo algo que nos é subjetivo, mesmo que isso nos acompanhe diariamente. Descrever-se é muito mais do que pôr adjetivos avulsos em uma folha de papel, mas, sim, trazer à tona tudo aquilo que produz seu próprio caráter, trazer à tona a realidade. E talvez seja esse o motivo que torne tão dificultoso o trabalho de se auto-descrever: enxergar a realidade; que muitas vezes nos apresenta duras verdades.

      Sou Paloma, de sobrenome Jaeger. Nascida no dia 31 de julho de 1996, em Venâncio Aires. Estatura baixa, cabelos curtos e castanhos, olhos claros. Porém, se há uma palavra que me descreva como pessoa, essa palavra é: determinação. Pois, se me imponho objetivos vou à busca deles até que os consiga, ainda que haja inconvenientes. Ademais disso, para que se tenha determinação, são necessários objetivos claros e concretos; para tanto é necessário que se tenha consciência do que poderá acontecer enquanto se buscam seus anseios.

      Como exemplo não posso deixar de mencionar o fato de estar aqui, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estudando no curso que há anos tenho por intento. Apesar de na primeira tentativa de ingressar na faculdade através do vestibular não ter atingido o êxito, minha determinação fez com que eu não desistisse no primeiro entrave. No ano de 2014 iniciei os estudos em um curso pré-vestibular; concomitante a este fato, passei a residir sozinha em Porto Alegre - a tão grandiosa e amedrontadora capital - o que tornou minhas responsabilidades ainda maiores. Além dos estudos, haviam os cuidados com a casa. Nada disso, porém, fez diminuir meus esforços e no vestibular seguinte - do ano de 2015 - mais um objetivo foi alcançado e pude, então, principiar meus estudos de Letras na faculdade. 

      Talvez existam muitas outras características que sejam relevantes aos que estão ao meu redor, porém, essa é a que tenho como mais interessante em meu ver. Pois a diferença entre o possível e o impossível está, apenas, na determinação da pessoa. E, enfim, essa sou eu: uma jovem determinada e que agora, na universidade, já possui muitos outros objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário