Aluno 93
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A
falta de tempo é uma reclamação constante na vida de muitas pessoas. Falta
tempo para fazer coisas rotineiras, como cozinhar ou ir ao supermercado, muito
por causa do atarefamento no trabalho ou estudos. Os estudantes reclamam
frequentemente do atarefamento e da falta de prazos dada aos trabalhos. No
entanto, a reclamação nem sempre cabe ao acontecimento – a má organização pode
ser a causa.
Os jovens de hoje são chamados de “multitask” ou
“multitarefa”, em português. Isso, pois quase nunca estão focando em apenas uma
tarefa, mas várias. Entretanto, estudos da Associação Americana de Psicólogos
de 2006 mostram que a denominação de ‘multitarefa’ é errônea – o certo seria
‘troca-tarefa’, pois não é possível fazer múltiplas coisas ao mesmo tempo, o
cérebro não possui tal capacidade. A nova geração é ativa a tal ponto que, ao
invés de simplesmente sentar e fazer, vem trocando o que tem a fazer por outras
coisas: a chamada procrastinação. Procrastinar nada mais é do que postergar as
tarefas por qualquer outra coisa.
Os estudantes, ao reclamarem da falta de tempo, abstém-se
da culpa de talvez não terem tarefas suficientemente boas, colocando-a no
prazo. Quem dá a tarefa, seja professor ou outra pessoa, no entanto, tem em
mente que o prazo é suficiente e os alunos aptos a realizarem-na em tempo
hábil.
Não é
raro que tarefas cujo prazo está distante ou que não possuem um prazo definido
sejam negligenciadas pelos indivíduos. Uma das razões para isso é a tendência a
dedicarmos maior atenção para atividades mais simples e com mais vantagens em
curto prazo do que para outras, mais complexas e com benefícios obtidos somente
a longo prazo (König, & Kleinmann, 2007). (OLIVEIRA, TEIXEIRA, CARLOTTO
& DIAS, 2016)
O processo de procrastinação resulta de
pura falta de organização do procrastinador. Uma boa administração de tempo é a
chave para não o faltar. O planejamento é essencial, segundo Oficinas de Gestão
de Tempo com Estudantes Universitários de Oliveira, Teixeira, Carlotto e Dias
(2016):
A capacidade de organizar as
atividades de acordo com o tempo disponível é um fator importante para o
sucesso acadêmico de estudantes universitários (MacCann et al., 2012)
(OLIVEIRA, TEIXEIRA, CARLOTTO & DIAS, 2016)
Referências
OLIVEIRA,
Clarissa; TEIXEIRA, Marco; CARLOTTO, Rodrigo; DIAS, Ana; 2016. Oficina de
Gestão de Tempo com Estudantes Universitários. Psicologia: Ciência e Profissão,
vol. 36, nº 1, p. 224-233.
http://www.apa.org/research/action/multitask.aspx; Acesso em 19/6/2016 às 15h45min.
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