É inegável que o seu texto é um memorial
de leitura. Contudo, há algumas ressalvas a serem feitas. Um memorial realmente
dá margem para um percurso histórico – que é o que você escolheu fazer –, mas é
preciso ter atenção para que a unidade temática não seja dissipada. Assim
sendo, se um percurso histórico vai ser feito, é preciso ter um fio condutor
que seja comum a todas as fases comentadas e, esse fio, necessita ser um pouco
mais específico que a “leitura” como um todo. Acredito que isso ocorra de forma
muito discreta em seu texto, prejudicando por vezes a continuidade e correlação
dos fatos. A atenção dada em demasia para alguns trechos que só funcionam como
exemplos pode alterar o foco narrativo da história.
O
seu texto vai muito bem até o sexto parágrafo – é importante salientar que está
muito bem escrito, trabalhando a concretude e a articulando bem com as citações
–, só que após a citação, há uma mudança abrupta de assunto. Evidente que ambos
têm correlação, mas a partir das “intempéries do contexto acadêmico”, como você
mesma diz, há a possibilidade de elaborar um novo texto, com toda a sua devida
proporção. Apenas como sugestão, talvez você pudesse focalizar mais em uma
experiência (talvez a que está mais bem desenvolvida, de iniciação a leitura) que
falar de duas e confundir o leitor. Ambas são interessantes e tem muito
potencial: caso escolha a primeira, não há necessidade de alterar os seis
parágrafos, apenas concluir a ideia.
Boa reescrita!
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