O seu texto está muito
interessante. Você trabalha a qualidade discursiva chamada questionamento muito
bem, porque faz com que o leitor queira descobrir o que tem naquele livro de
capa amarela também, ao mesmo tempo em que o guia até aquela resposta. Sem
dúvida seu texto é um memorial, mas ele só cumpre em parte com a proposta.
Tratando das memórias de leitura, o seu texto está ótimo: tem uma unidade
temática e uma concretude bem trabalhada (os exemplos são muito bons porque
além da questão imagética, proporcionam ao leitor a dimensão que aquilo tinha
para você). No entanto, lembre-se que o objetivo dessa proposta também é
percorrer o conteúdo teórico estudado em sala e disponibilizado pela
professora, aliando as suas memórias de leitura com o conteúdo teorizado. Você
poderia citar ou parafrasear os autores em diversas partes de seu memorial. No
último parágrafo você até tem uma paráfrase, mas, como o texto é longo, e não
apresenta nenhuma anteriormente, ela não parece ter muita motivação. Como
sugestão, tente repensar esse fator na sua reescrita. Termos como “aquisição de
linguagem”, “interesse familiar”, “decifrar
palavras”, “aquisição de segunda língua”, “conhecimento prévio” entre
outros, que estão presentes no texto, poderiam ser explicados utilizando essa
teoria disponibilizada, a fim de que eles se tornem mais compreensíveis para o
interlocutor. Ademais, lembre-se das referências bibliográficas.
Boa reescrita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário