Aluno 93
Reescrita
A falta de tempo é uma reclamação
constante na vida de muitas pessoas. Falta tempo para fazer coisas rotineiras,
como cozinhar ou ir ao supermercado, muito por causa do atarefamento no
trabalho ou estudos. Os estudantes reclamam frequentemente do atarefamento e da
falta de prazos dada aos trabalhos. No entanto, a reclamação nem sempre cabe ao
acontecimento – a má organização pode ser a causa.
Os jovens de hoje são chamados de “multitask”
ou “multitarefa”, em português. Isso, pois quase nunca estão focando em apenas
uma tarefa, mas várias. Entretanto, estudos da Associação Americana de
Psicólogos de 2006 mostram que a denominação de ‘multitarefa’ é errônea – o
certo seria ‘troca-tarefa’, pois não é possível fazer múltiplas coisas ao mesmo
tempo, o cérebro não possui tal capacidade. A nova geração é ativa a tal ponto
que, ao invés de simplesmente sentar e fazer, vem trocando o que tem a fazer
por outras coisas: a chamada procrastinação. Procrastinar nada mais é do que
postergar as tarefas por qualquer outra coisa.
Boa parcela dos estudantes reclamam da falta
de tempo na vida universitária e, também, dos prazos rígidos dados pelos
educadores. Eles, ao reclamarem da falta de tempo, abstém-se da culpa de talvez
não terem tarefas suficientemente boas ou organização para pô-las em prática,
colocando-a no prazo. Quem dá a tarefa, seja professor ou outra pessoa, no
entanto, tem em mente que o prazo é suficiente e os alunos aptos a
realizarem-na em tempo hábil.
Não é raro que tarefas cujo prazo está distante ou que não possuem um
prazo definido sejam negligenciadas pelos indivíduos. Uma das razões para isso
é a tendência a dedicarmos maior atenção para atividades mais simples e com
mais vantagens em curto prazo do que para outras, mais complexas e com benefícios
obtidos somente a longo prazo (König, & Kleinmann, 2007). (OLIVEIRA,
TEIXEIRA, CARLOTTO & DIAS, 2016)
O planejamento estudantil é
essencial, segundo Oficinas de Gestão de Tempo com Estudantes Universitários de
Oliveira, Teixeira, Carlotto e Dias (2016):
A
capacidade de organizar as atividades de acordo com o tempo disponível é um
fator importante para o sucesso acadêmico de estudantes universitários (MacCann
et al., 2012) (OLIVEIRA, TEIXEIRA, CARLOTTO & DIAS, 2016)
O
processo de procrastinação resulta de pura falta de organização do
procrastinador, embasando-nos na pesquisa de Oliveira, Teixeira, Carlotto e
Dias (2016). Uma boa administração de tempo é a chave para não o faltar:
planejamento de prioridades e aprender a lidar com as possíveis distrações é o
caminho para se obter uma vida acadêmica mais tranquila e proveitosa.
Referências
OLIVEIRA, Clarissa; TEIXEIRA, Marco; CARLOTTO,
Rodrigo; DIAS, Ana; 2016. Oficina de Gestão de Tempo com Estudantes
Universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, vol. 36, nº 1, p. 224-233.
http://www.apa.org/research/action/multitask.aspx; Acesso em 19/6/2016 às 15h45min.
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