quarta-feira, 29 de junho de 2016

Aluno 93
Reescrita


            
                 A falta de tempo é uma reclamação constante na vida de muitas pessoas. Falta tempo para fazer coisas rotineiras, como cozinhar ou ir ao supermercado, muito por causa do atarefamento no trabalho ou estudos. Os estudantes reclamam frequentemente do atarefamento e da falta de prazos dada aos trabalhos. No entanto, a reclamação nem sempre cabe ao acontecimento – a má organização pode ser a causa.  
Os jovens de hoje são chamados de “multitask” ou “multitarefa”, em português. Isso, pois quase nunca estão focando em apenas uma tarefa, mas várias. Entretanto, estudos da Associação Americana de Psicólogos de 2006 mostram que a denominação de ‘multitarefa’ é errônea – o certo seria ‘troca-tarefa’, pois não é possível fazer múltiplas coisas ao mesmo tempo, o cérebro não possui tal capacidade. A nova geração é ativa a tal ponto que, ao invés de simplesmente sentar e fazer, vem trocando o que tem a fazer por outras coisas: a chamada procrastinação. Procrastinar nada mais é do que postergar as tarefas por qualquer outra coisa.
Boa parcela dos estudantes reclamam da falta de tempo na vida universitária e, também, dos prazos rígidos dados pelos educadores. Eles, ao reclamarem da falta de tempo, abstém-se da culpa de talvez não terem tarefas suficientemente boas ou organização para pô-las em prática, colocando-a no prazo. Quem dá a tarefa, seja professor ou outra pessoa, no entanto, tem em mente que o prazo é suficiente e os alunos aptos a realizarem-na em tempo hábil.
Não é raro que tarefas cujo prazo está distante ou que não possuem um prazo definido sejam negligenciadas pelos indivíduos. Uma das razões para isso é a tendência a dedicarmos maior atenção para atividades mais simples e com mais vantagens em curto prazo do que para outras, mais complexas e com benefícios obtidos somente a longo prazo (König, & Kleinmann, 2007). (OLIVEIRA, TEIXEIRA, CARLOTTO & DIAS, 2016)
           
O planejamento estudantil é essencial, segundo Oficinas de Gestão de Tempo com Estudantes Universitários de Oliveira, Teixeira, Carlotto e Dias (2016):
A capacidade de organizar as atividades de acordo com o tempo disponível é um fator importante para o sucesso acadêmico de estudantes universitários (MacCann et al., 2012) (OLIVEIRA, TEIXEIRA, CARLOTTO & DIAS, 2016)
           
O processo de procrastinação resulta de pura falta de organização do procrastinador, embasando-nos na pesquisa de Oliveira, Teixeira, Carlotto e Dias (2016). Uma boa administração de tempo é a chave para não o faltar: planejamento de prioridades e aprender a lidar com as possíveis distrações é o caminho para se obter uma vida acadêmica mais tranquila e proveitosa.








Referências

OLIVEIRA, Clarissa; TEIXEIRA, Marco; CARLOTTO, Rodrigo; DIAS, Ana; 2016. Oficina de Gestão de Tempo com Estudantes Universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, vol. 36, nº 1, p. 224-233.


http://www.apa.org/research/action/multitask.aspx; Acesso em 19/6/2016 às 15h45min.

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