terça-feira, 18 de julho de 2017

Como trocar o pneu

Aluno 177
Reescrita


Você já foi pego de surpresa – no meio do nada talvez, quem sabe em uma avenida movimentada – por um pneu que simplesmente furou? Se você tem um carro é quase 100% certo que sim. Como faz então? Como agir?
No meio do nada, sozinha, o pneu fura: primeiramente, ligue o pisca alerta, não importa se não há ninguém atrás de você, é a lei. Depois vá devagar até o acostamento ou para o canto direito da pista em um local plano, devagar! Antes de continuar puxe o freio de mão e engate a primeira marcha, depois – caso você tenha – use o triangulo de sinalização colocando-o atrás do carro.
Depois, você tem um estepe? Fique feliz se sim, se não peça socorro, para algum conhecido, boa alma (cuidado com os estranhos!) ou para o seguro do seu carro. Como você é uma pessoa prevenida irá ter um estepe. La vai os paços de como continuar trocando o pneu:  se você tem um par de luvas use-as, vai salvar suas unhas e manter as mãos limpas.
Agora, procure as ferramentas necessárias: o macaco e a chave de roda. Pegue o macaco e gire a manivela cerca de um palmo para que depois fique mais fácil de erguer o restante, perto do pneu haverá um flecha apontando para o local certo de encaixe do macaco, cuide para por no local certo! Preste atenção, aqui vai um segredo: para usar o macaco é muito mais fácil girar a manivela pela ponta externa: fica mais leve! isso é física, e é importante para a sua vida.
Depois eleve o macaco até ele se encontrar bem firme, mas sem levantar o carro do chão. Pegue a chave de roda e comece a tirar os parafusos da roda, mesma técnica de girar ele pela ponta externa para ser mais fácil, não os tire da roda ainda. Volte para o macaco e erga o carro do chão.
Feito o passo anterior termine de tirar os parafusos até a roda se soltar, quando isso acontecer puxe ela com as duas mãos e, cuidado!, não vá acabar caindo com a roda em cima de você e se machucando. Pegue então o estepe e o leve, rolando, até o mais perto possível do eixo da roda, abaixe o macaco até conseguir encaixar o pneu, coloque então todos os parafusos.
Agora, finalmente!, você pode terminar de abaixar o macaco e guardar suas ferramentas. Ligue para sua família e avise que houve um problema mas está bem, sempre haverá alguém preocupado com a sua demora. Entre no carro, ponha o cinto e vá embora! Pode contar a todos que você consegue trocar um pneu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário