quarta-feira, 30 de abril de 2014

Parecer_Aluno 4

            O texto não parece ter unidade temática clara, ou seja, não há um gancho que permita que o leitor mantenha o foco durante a leitura. É preciso definir, já no primeiro parágrafo, qual assunto vai ser tratado no decorrer do texto. Entretanto, há um assunto distinto apresentado em cada um dos parágrafos e por esta razão não se pode compreender qual é o fato principal e quais são os secundários que contribuem para a explicitação do tema central.
            O primeiro passo para a reescrita é escolher um único assunto para desenvolver. A partir dessa escolha, os parágrafos seguintes devem dar credibilidade a esse tema. O uso de exemplos mostra o envolvimento do autor com os fatos, o que é imprescindível para uma apresentação pessoal.  Esses exemplos devem ser dados com clareza, apresentando objetividade e concretude. No primeiro parágrafo, por exemplo, você fala que para conhecê-la só é necessário saber de duas ideias que estão fixadas em sua mente. Que ideias são essas? As informações dadas no texto não podem ser “de graça”, os tópicos citados devem ser desenvolvidos, de forma que o leitor tenha o total entendimento do que está sendo dito.
            Outro ponto importante para uma boa apresentação é o questionamento. É essa qualidade discursiva que desperta o interesse do leitor para seguir com a leitura. Como o texto possui poucos exemplos que não dão valor aos vários assuntos listados, não há uma coerência. A apresentação de um problema desperta o interesse do leitor a continuar lendo para descobrir/pensar sobre uma solução.
            Em relação aos aspectos linguísticos, há uma série de inadequações na ortografia, acentuação e pontuação. É necessário rever palavras como “veses”, “contradissão”, “excencial” e “talves”. Além disso, o uso de acento em “idéia”, “influencía” e a falta de acento em “alguem”, devem ser revisadas. Também seria interessante para a reescrita definir um título e digitar o trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário