terça-feira, 29 de abril de 2014

O caminho longe para encontrar a minha língua latina

 Reescrita
Por Aluno 21



Boa tarde pessoal,

Isso é a minha apresentação: Sou Aluno 21, estudante da Alemanha, e estudo bacharelado em Sociologia e Português na cidade da Mogûncia, perto de Frankfurt. Na verdade! Eu estudo Português há quatro semestres, mas quando eu tento falar nessa língua, até mesmo para mim, soa horrível. Eu sei, realmente.
É claro que não é uma coisa boa se sentir boba o dia todo em frente de todo o mundo. Mas para mim isso está um início. Quando se quer aprender uma coisa sempre existe um início; Como quando se quer aprender escrever, aprender dirigir um carro ou também quando se quer fazer parte duma vida numa outra língua. Uma lei da natureza.
Então, isso é uma apresentação sobre mim, não só sobre pessoas em geral, que gostam de aprender.
Continuo a ser Katharina. Tenho 23 anos. Um pouco mais velho do que a maior parte de vocês, eu acho. Na Alemanha os jovens começavam estudar com quase 20 anos de idade. No entanto agora eles começam mais jovens também para acompanhar no mercado internacional; a palavra-chave se chama: o capital humano.
Contudo voltaremos a mim. Nasci em Bamberg, uma cidade com mais ou menos 60 mil habitantes, pequena para o Brasil, média para a Alemanha. Sempre gostei de viajar: Viagei pela Austrália, fiquei lá por um ano, trabalhei e encontrei um brasileiro: Uma história diária. Voltei para a Alemanha, comecei a estudar: Português. Por quê? Sempre gostei das línguas latinas, começando pelo latim.
Também gosto de ler textos em línguas estrangeiras. É sempre como desvendar um segredo. Algumas pessoas, talvez, conheçam esse fenômeno da matemática, mas não pense que eu sou essa pessoa. Algumas outras, sim.
Eu gosto da Sociologia, incluindo das perguntas que ela faz: Sobre a sociedade: por que existe desigualdade social? Sobre diferenças: por que tem menos estudantes negros nas universidades? Sobre culturas: Quais culturas existem no norte, quais no sul do Brasil? Sobre diferenças culturais: por que a cerveja aqui não tem sabor? Perguntas interessantes.
Finalmente, eu gosto do Brasil: Das pessoas, das comidas, das praias, do sol. Todo o mundo quer conhecer esse país, eu posso. Gosto todas as coisas que a gente não tem na Alemanha: a alegria, a boa disposição, as filas longas no supermercado. Bastante da ironia.

Eu gosto de aprender e de escrever: Eu gosto de aprender escrever na minha língua mais preferida: Português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário