Proposta 2
Acredito que seu texto fornece bons dados para que o leitor visualize como era a personagem, sua tia, e como ela pôde ser importante no seu entendimento de algumas questões. No entanto, destaco que senti falta de que você contasse mais sobre um acontecimento em si - e como ele lhe influenciou
Vejamos, os cinco primeiros parágrafos contam sobre as características e a vida de tia Jaluza; os dois que seguem trazem um acontecimento: ela adoece, percebe que é acolhida e pede perdão à família; e os últimos dois parágrafos são sua reflexão sobre como criticava mas, de certa forma, também errava ao lidar com a família.
O que exatamente lhe gerou um aprendizado? Me parece que você aprendeu a partir da própria reflexão sobre como tinha atitudes próximas a dela, mas não que tenha aprendido com algo que a aconteceu. Quem sabe você foca em narrar o momento em que ela adoece e percebe a própria conduta? Assim você pode abordar que seu aprendizado com essa situação foi justamente de ter outra percepção.
Veja bem, focar no acontecimento não é destacar outras informações, mas é necessário ter em mente que há uma unidade narrativa e que outros fatos são secundários - devem contribuir para que se entenda o tema central.
Quanto à estrutura dos parágrafos, sugiro que você atente à quantidade de períodos que traz em cada um deles. Note que o primeiro parágrafo traz um só período, uma só informação. Sugiro que você conecte as ideias para que o texto tenha mais fluidez
Boa reescrita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário