sábado, 8 de julho de 2017

Parecer_Aluno150

Proposta 2

150, seu texto está legal e cumpre a proposta, mas ainda precisa de alguns ajustes!

Seu parágrafo introdutório ficou um pouco confuso, e, portanto, desconexo do restante do texto. Talvez essa seja uma reflexão que poderia ficar melhor encaixada ao longo do texto, e não no início. Lembre-se que a função do primeiro parágrafo é introduzir o seu tema central, isto é, o aprendizado que seu narrador teve de algo que aconteceu com outra pessoa. No entanto, você está discorrendo ali sobre aprendizados de um modo geral. Tome cuidado com isso.

Preste atenção na utilização do pronome ELA ao longo do seu texto (principalmente primeiro e segundo parágrafo), pois ele não está sendo utilizado de forma correta (“vivendo-as” e “vê-la”). Revise também a pontuação! Seus períodos estão excessivamente longos, o que dificulta a compreensão. Atente para a repetição de palavras como “falava” no terceiro parágrafo.

Seu aprendizado só vai aparecer no penúltimo parágrafo do texto, mas esse é o seu tema principal. Procure inserir o ponto de vista do narrador desde o início da história, e desenvolva melhor o seu sentimento de identificação com a história da menina chilena. Lembre-se de que o leitor não conhece nem o narrador nem a personagem, nem a noção do narrador sobre o que é uma “franja curtinha” por exemplo (curtinha como?). Para tanto, utilize imagens, dados e informações concretas que embasem seu tema central e argumento. Conte sua história com calma, entrelaçando os fatos e as reflexões do narrador com a ajuda de nexos oracionais.

Observe no segundo parágrafo a palavra “decidido”. Não compreendi o uso nesse lugar e dessa forma. O que você quis dizer com isso? Você “havia decidido parar para assistir uma peça..” ?

O que você acha de tentar descrever melhor sua personagem? Não senti que foi suficiente a descrição que você deu no início do texto. Qual o impacto essa personagem realmente causou no narrador, e por que? A história da identificação do narrador com a cadelinha pode ser melhor desenvolvida! Novamente: faça uso de dados, informações e imagens concretas para subsidiar as histórias que você irá contar, mas sempre tomando o cuidado para não fugir do tema central!

Lembre-se que o parágrafo final serve para fechar a história e a sua argumentação.

Devido a isso, atente para não acabar introduzindo suas reflexões apenas nesse parágrafo.

Boa reescrita!

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