O seu texto está muito interessante porque trabalha
com o questionamento desde o início. Você instiga o leitor positivamente, por
exemplo, quando escreve no segundo parágrafo, “já vou te limpar!”: aí muitas
opções são possíveis para preencher a lacuna do quem. Essa lacuna vai ser
preenchida apenas no final, mas é interessante como essa informação, que seria
a mais básica, não interfere no andamento de sua descrição. Além disso, você
construiu boas imagens, fornecendo parâmetros para o seu leitor. É fácil
visualizar esse processo porque ele está ambientado.
É
importante relembrar a ideia de unidade temática. Nessa proposta ela é um
reflexo daquilo que você escolheu descrever, seja um processo ou uma coisa. No
seu texto há uma oscilação de unidade temática: você parece descrever o
processo matinal de repor comida para seu porquinho da índia, mas também diz no
fim do texto “esse é meu porquinho da índia”. Afinal, quem/o que você escolheu
descrever? O seu texto já dedica mais tempo à descrição do processo de repor
comida, então talvez você pudesse investir apenas nisso. Exemplificando isso,
no seu último parágrafo você lista características do bichinho, mas perceba que
essas características (exceto ele ser branquinho), não alteram em nada o
funcionamento do processo.
Boa
reescrita!
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