Aluno 168
1 Versão
Olá! Hoje ensinarei você, caro leitor, a trocar o pneu de um carro. Antes de tudo, é essencial encontrar um lugar seguro para estacionar o carro e trocar o pneu. A superfície deve ser regular, para evitar que o carro deslize. Não esqueça de puxar o freio de mão! Para ter certeza de que o carro ficará imóvel, ponha um objeto pesado em frente às rodas dianteiras e traseiras.
Para os próximos passos, você precisará de um macaco e uma chave de roda. Caso não tenha estes, não se preocupe! Pode achá-los em qualquer ferragem ou loja de peças e acessórios automotivos próxima à sua casa. Agora, encaixe o macaco na canaleta do carro, de forma que o macaco fique perpendicular ao chão. É necessário levantar o macaco até que ele esteja apoiando o veículo. Tire a calota da roda e afrouxe os parafusos, girando a chave de roda em sentido anti-horário. Acione o macaco para levantar mais o pneu e remova os parafusos totalmente. Retire o pneu danificado e coloque-o embaixo do carro para diminuir o risco de acidentes. Caso o macaco venha a ceder, o pneu amortecerá a queda do automóvel.
Agora é hora de instalar o pneu novo. Ponha-o no eixo do espaço onde ficava o pneu antigo, deixando o aro alinhado aos buracos dos parafusos. Agora encaixe os parafusos e gire-os à mão até onde puder, depois aperte-os com a chave de roda. Cuidado para não deslocar o macaco ao usar a chave de roda! Por último, abaixe o carro com os parafusos apertados o máximo possível, para evitar que o peso fique apoiado no pneu novo.
E pronto! Se você seguiu as instruções corretamente, seu novo pneu deve estar apropriadamente instalado. O pneu antigo ainda pode ser salvo, entretanto. Leve-o a uma borracharia — pequenos furos podem ser remendados por um preço acessível. Caso o pneu novo se danifique, você pode instalar o pneu antigo renovado usando seus novos conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário