quinta-feira, 20 de julho de 2017

Parecer_Al114

Proposta 1


Você inicia o texto trazendo um problema relacionado à escrita da letra S; é muito interessante o destaque desse desafio, pois dá ao leitor a possibilidade de visualizar, a partir de dados concretos, o que é abordado e de criar uma expectativa sobre a solução da questão. Parece-me, então, que a unidade temática está atrelada à ideia de iniciação à escrita através dos nomes. Note, no entanto, que os dois últimos parágrafos adicionam informações que desviam do tema central.
Vejamos, a introdução do texto coloca a dificuldade de escrita da letra S, os dois parágrafos que seguem explicitam a importância de aprender a escrevê-la e as tentativas frustradas. Os 3º, 4º e 5º parágrafos introduzem e concluem acerca do caminho que levou até o aprendizado na escola. Mais uma vez, parece indicar que você consegue dar parâmetros muito bons ao interlocutor, descrevendo a realidade em sala de aula.
O 6º parágrafo vai além dos nomes: você destaca produções textuais que vieram depois dessa iniciação à escrita. A conclusão, então, adiciona outra informação, o sonho/dúvida de ser escritora, concluindo que é, em realidade, vontade de escrever. Por haver esse acréscimo de informações no final do texto, sugiro que você se questione: sobre o que quero falar? Qual faceta da minha iniciação à escrita quero mostrar?
Destaco que as informações que se relacionam ao tema me parecem muito elucidativas, não apenas pelo fato de você trazer – literalmente – uma imagem, mas por ser possível entender o que você quis dizer através dos dados apresentados.  
Como sugestão: que tal você selecionar as informações dos dois últimos parágrafos que considera mais relevantes à unidade temática e, a partir daí, priorizar a conexão com a ideia de iniciação à escrita através de nomes? Note que o penúltimo parágrafo ainda segue uma linearidade, mas o último abre uma outra reflexão.

Boa reescrita!

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