ALUNO 160
Reescrita
A leitura na minha vida a exemplo da maioria da população iniciou no colégio. No final da primeira série do ensino fundamental estava alfabetizado, deste modo a leitura passa a fazer parte de meu dia a dia. Incentivado por meus pais acabei desenvolvendo essa habilidade através de práticas mais diversas desde ler uma receita para minha mãe até livros que me foram apresentados para dar continuidade a leitura e me tornar um leitor melhor.
Com o passar do tempo a leitura possibilitou acessar diversos assuntos de meu interesse e a minha experiência de leitura se concentrou na área dos esportes mais especificamente o futebol. Lia jornal, assinava revistas e posteriormente com a chegada da internet aumentavam as minhas fontes de leitura. Ingressando no ensino médio, agora um pouco mais velho, tive uma ótima professora que trabalhou leitura crítica, foi então que percebi ser um leitor passivo e ingênuo frente aos textos. Desde então procurei descobrir a ideia por trás do texto. Fazer ligações com o contexto que havia sido escrito e como eu deveria me posicionar a partir do ponto de vista do autor. Essa bagagem de leitura me trouxe até a universidade, foi então que percebi estar apenas iniciando nessa prática chamada leitura.
Essa experiência com um olhar mais técnico e crítico sobre o real significado da palavra leitura, me fez refletir sobre as diversas formas de leitura. Deste modo atentando para leitura de mundo, leitura de imagem, leitura da situação entre outras. Pensar em minhas leituras de jornais, revistas e textos são apenas uma das possibilidades. Esses novos conceitos vêm de encontro com a ideia de me considerar ser bom leitor apenas por ler alguns textos e acreditar ser suficiente. A própria busca no dicionário nos apresenta a grande quantidade de significados e classificações atribuídas a palavra leitura.
Cabe ressaltar algo desconhecido por mim no que diz respeito a leitura, a questão da alfabetização e do letramento. A exemplo do que citei no início do texto de me considerar alfabetizado e posteriormente perceber algumas falhas apresentadas por mim na leitura, tem como justificativa a ideia de letramento. Saber ler e escrever eu sei, mas o letramento ainda carece de um maior desenvolvimento. Credito a isso possíveis falhas de interpretação ou mesmo ingenuidade na minha leitura.
Meu memorial de leitura me remeteu ao início de minha alfabetização, primeiras leituras e posterior desenvolvimento. A partir dos textos dados tive uma noção melhor do conceito de leitura e relacionei com a minha experiência. O que fica por sua relevância após as leituras e fará parte das minhas futuras experiências de leitura. Como é amplo o termo leitura e a importância de cada um de seus significados. Atentando para questão do letramento, essencial para uma boa leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário