Você faz duas
abordagens em relação à escrita em seu texto: um primeiro aprendizado, no pré,
ao imitar a letra da professora, e a escrita de vários textos no ensino médio.
Note que não há um tema central que guie o leitor ao entendimento da proposta:
como você começou/aprendeu a escrever?
Vejamos, a
introdução traz informações que não serão mencionadas no decorrer do texto. Ou
seja, o parágrafo não introduz, de fato, o tema abordado e, se descartado, não
alteraria o entendimento do assunto. É a partir do 2º parágrafo que surge a
menção à escrita. Há uma breve abordagem do pré e uma listagem de experiências
no ensino médio.
O 3º parágrafo é um relato sobre
uma das experiências de aprendizado de escrita, que, ao meu ver, foi uma das
mais marcantes em sua trajetória. O 4º parágrafo é muito vago, algumas
informações são dadas, mas não permitem ao leitor manter uma linearidade de
leitura. O parágrafo que segue se conecta ao 3º, concluindo que o processo foi
difícil.
É na conclusão que há uma
referência à professora do pré, citada no início, apenas. Além disso, você
destaca a relação inseparável entre texto e mundo e acrescenta uma nova
informação no último período. Note que você somente aborda, de fato, o tema no
2º e 3º parágrafo e as informações da introdução e do 4º parágrafo são
irrelevantes porque adicionam dados, mas não acrescentam ao tema.
Parece que, ao
escrever sobre “o mundo”, você teve uma experiência marcante de iniciação à
escrita, quem sabe seja essa a unidade temática do seu texto? Como sugestão,
indico que você priorize essa fase da vida escolar (o ensino médio),
explicitando a partir da introdução como você começou a escrever – o
processo de escrita citado no 3º parágrafo. As informações como a escrita de
casos de corrupção e o vestibular são dados para a visualização do tema,
portanto são fatos secundários.
Assim, tendo
definida a unidade temática, é necessário que tenha atenção a que parâmetros
você utiliza. Note que, ao tentar ilustrar situações, você pode acrescentar
parâmetros irrelevantes. Por exemplo, há uma descrição da professora “loira,
alta, tocava violão”, é realmente importante que isso seja dito? Além disso,
destacar que você espera aperfeiçoar muitos saberes durante o caminho à
docência não leva em conta o conhecimento prévio do interlocutor, até a
conclusão você não tinha mencionado o fato de ser estudante de licenciatura.
É muito
importante, no entanto, que você dê dados concretos. Citar os textos escritos
sobre casos de corrupção, se mais desenvolvido, é uma boa maneira de ilustrar
ao interlocutor como se deu o processo de escrita que marcou essa iniciação.
Além disso, esteja atenta à correção do texto: acredito que você quis dizer
“igualdade” (igualde – 4º parágrafo) e “professora” (professorada – conclusão).
Portanto, minhas sugestões são que
você situe seu tema em uma experiência de iniciação à escrita e forneça imagens
para que o leitor entenda o que você está dizendo. Destaco a importância de
manter uma conexão entre parágrafos do início ao fim, sem que haja uma listagem
de experiências ou reflexões.
Boa
reescrita!
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