sábado, 20 de maio de 2017

Parecer_Aluno131

proposta1


Você faz duas abordagens em relação à escrita em seu texto: um primeiro aprendizado, no pré, ao imitar a letra da professora, e a escrita de vários textos no ensino médio. Note que não há um tema central que guie o leitor ao entendimento da proposta: como você começou/aprendeu a escrever?
Vejamos, a introdução traz informações que não serão mencionadas no decorrer do texto. Ou seja, o parágrafo não introduz, de fato, o tema abordado e, se descartado, não alteraria o entendimento do assunto. É a partir do 2º parágrafo que surge a menção à escrita. Há uma breve abordagem do pré e uma listagem de experiências no ensino médio.
O 3º parágrafo é um relato sobre uma das experiências de aprendizado de escrita, que, ao meu ver, foi uma das mais marcantes em sua trajetória. O 4º parágrafo é muito vago, algumas informações são dadas, mas não permitem ao leitor manter uma linearidade de leitura. O parágrafo que segue se conecta ao 3º, concluindo que o processo foi difícil.
É na conclusão que há uma referência à professora do pré, citada no início, apenas. Além disso, você destaca a relação inseparável entre texto e mundo e acrescenta uma nova informação no último período. Note que você somente aborda, de fato, o tema no 2º e 3º parágrafo e as informações da introdução e do 4º parágrafo são irrelevantes porque adicionam dados, mas não acrescentam ao tema.
Parece que, ao escrever sobre “o mundo”, você teve uma experiência marcante de iniciação à escrita, quem sabe seja essa a unidade temática do seu texto? Como sugestão, indico que você priorize essa fase da vida escolar (o ensino médio), explicitando a partir da introdução como você começou a escrever – o processo de escrita citado no 3º parágrafo. As informações como a escrita de casos de corrupção e o vestibular são dados para a visualização do tema, portanto são fatos secundários.
Assim, tendo definida a unidade temática, é necessário que tenha atenção a que parâmetros você utiliza. Note que, ao tentar ilustrar situações, você pode acrescentar parâmetros irrelevantes. Por exemplo, há uma descrição da professora “loira, alta, tocava violão”, é realmente importante que isso seja dito? Além disso, destacar que você espera aperfeiçoar muitos saberes durante o caminho à docência não leva em conta o conhecimento prévio do interlocutor, até a conclusão você não tinha mencionado o fato de ser estudante de licenciatura.
É muito importante, no entanto, que você dê dados concretos. Citar os textos escritos sobre casos de corrupção, se mais desenvolvido, é uma boa maneira de ilustrar ao interlocutor como se deu o processo de escrita que marcou essa iniciação. Além disso, esteja atenta à correção do texto: acredito que você quis dizer “igualdade” (igualde – 4º parágrafo) e “professora” (professorada – conclusão).
Portanto, minhas sugestões são que você situe seu tema em uma experiência de iniciação à escrita e forneça imagens para que o leitor entenda o que você está dizendo. Destaco a importância de manter uma conexão entre parágrafos do início ao fim, sem que haja uma listagem de experiências ou reflexões.

Boa reescrita!

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