sexta-feira, 21 de julho de 2017

Parecer_Al168

Proposta 1

168, seu texto não fala sobre como você começou/aprendeu a escrever, e não possui uma unidade temática. Para facilitar esse processo, procure perguntar-se: qual aspecto do meu aprendizado quero destacar para o leitor? Você menciona a sua “experiência” com a escrita apenas no início do texto! Escolha um tema (um fato, uma peculiaridade sobre teu processo com a escrita), e a partir desse tema desenvolva seu texto com argumentos, memórias e colocando questionamentos ao leitor! Você pode escolher por exemplo o seu hobby de jogar videogames, ou até a sua preguiça em produzir textos… Enfim, é necessário ter isso definido para dar segmento à escrita. A partir do seu tema principal se desenrolarão os seus fatos secundários.
Lembre-se que os parágrafos existem num texto por alguns motivos! Facilite a compreensão do leitor utilizando o primeiro parágrafo, por exemplo, para introduzir o seu tema e o seu questionamento sobre o tema, que será o impulso para o desenvolvimento do texto. Desenvolva e estruture os parágrafos do seu texto! O parágrafo final serve para fechar o questionamento colocado no início do texto. Tome o cuidado de não inserir um tema novo a cada parágrafo, pois estes precisam estar ligados entre si, como que “costurados” pelo desenvolvimento do seu tema central.
Você também deve lembrar, ao reescrever, de outras duas qualidades discursivas: a concretude e a objetividade. Funciona mais ou menos como nos videogames (naquele momento dos jogos de RPG em que a história está sendo contada), com a diferença de que os textos não possuem recurso visual. Fica a seu critério criar esses recursos! Ou seja, ao longo do seu texto é bom que você traga exemplos concretos dos fatos, informações, memórias e reflexões que aparecem. Por exemplo, conte mais sobre como é a sua preguiça para produzir textos! Como isso funciona? O que você sente? Lembrese que o leitor não lhe conhece, por isso precisa de parâmetros para compreender o que você quer dizer com um argumento. Você precisa inserir imagens mentais no leitor através de seu texto, e essas imagens auxiliarão no processo de leitura e compreensão. Caso contrário, seu texto será um compêndio de informações superficiais que podem não captar a atenção do leitor, nem propiciar alguma compreensão.  Além disso, relembre algumas questões formais do texto, como formatação de justificar.

Boa reescrita!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário