quinta-feira, 24 de abril de 2014

Parecer_aluno10

Teu texto é uma apresentação pessoal. Tu buscaste mostrar um aspecto peculiar dentre as tuas características e ele possui um acontecimento principal do início ao fim, ou seja, possui unidade temática. O que eu te sugiro, para ter mais envolvimento com o leitor, é que tu faças o teu texto em primeira pessoa. Mas, se optares por deixar em terceira, tente colocar menos o teu nome, por exemplo, substituindo por pronomes. Tente não repetir tanto “o pai economista” e outros termos, como “letras e números”. O texto se torna cansativo se tiver tantas expressões iguais. Use sinônimos.
Teu texto deixa a desejar um pouco em objetividade. Lembre-se que o leitor não compartilha do teu mundo, e que tudo que for alheio à realidade dele, ele não compreenderá. Há expressões no teu texto que precisam ser explicadas. Por que o casamento dos pais não foi bem sucedido? Entenda aqui que tu não precisas contar a história, mas deixe o leitor informado do porquê do casamento ser “malsucedido”. O leitor pode não compreender que, se crescer entre números, crescerá entre a lógica das exatas. Explique. Por que tu te divertias com um mundo mais subjetivo? A diversão era encontrada onde? Nos livros, nos textos, nas histórias da tua mãe? Esta questão não ficou muito clara. Também faltou explicar mais sobre a questão da Biblioteconomia. Fundado por um matemático? O que esse curso tem de exato? O leitor não compartilha do teu conhecimento sobre o curso de Biblioteconomia. A graduação é exata e humana? Por que a revisão de texto agregaria valor ao currículo? Por que com essa formação tu viste que o mundo das letras te interessava mais? Teu interesse quando nova era por literatura, como é dito no texto. Mas no fim, tu pareces interessada por linguística.  Explique.
            Para tornar um texto mais interessante, ele necessita de imagens. Frases, expressões que o leitor consiga ver em sua mente o que está acontecendo no texto. E na tua apresentação pessoal faltou a concretude, que é essa adição de imagens. Exemplifique mais os momentos de diversão entre o “mundo subjetivo”. Quando tu fores exemplificar onde tu te divertias com tua mãe, adicione o local, faça que o leitor imagine, consiga te enxergar fazendo essas coisas. É interessante instigar os sentidos na leitura. Descreva os lugares e os objetos presentes.
            No final, tente deixar o teu leitor mais instigado. Para o texto ter um questionamento, ele tem que ter uma solução. Teu texto possui questionamento, mas o leitor se decepciona com teu final. Durante todo o texto, esperamos que tu te encontres entre as letras e os números. E no fim, tu não deixas claro se o teu dilema chegou ao fim. Dê um final melhor para isso.
Por fim, melhore a pontuação do teu texto. Observe que há vírgulas desnecessárias ao longo da escrita e isso dificulta a leitura.









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