quinta-feira, 9 de junho de 2016

Parecer_Aluno67

Seu texto estabelece uma unidade temática. O tema escolhido funciona bem com a proposta: descrição de um processo. Percebi que o processo que está descrevendo é claramente o ato de cantar parabéns, ou ainda, o receber desse parabéns. Contudo, há momentos em seu texto que o conteúdo poderia estar um pouco mais claro, é possível manter o suspense que parece haver em algumas passagens, mas ainda assim, orientar o leitor de uma forma mais clara.
            Vejamos, em seu primeiro parágrafo, você cria a definição de “cantar parabéns” para, somente depois, nomeá-la. Eu sugeriria que você fizesse o caminho contrário, pois assim, seu leitor está mais seguro e entenderá melhor o decorrer do texto. Lembre-se que o objetivo da disciplina é lhe ajudar a produzir textos acadêmicos. Seria possível, ainda que dando nome antes da definição, criar o estranhamento que parece ser importante para sua escrita. Perceba que se você der ao leitor o termo “cantar parabéns”, bem provavelmente, seu leitor ligará a sensações boas. Sendo a sua descrição o oposto desta definição, entretanto, ao descrevê-la, seu leitor terá o mesmo estranhamento provocado por esse caminho: definição, nomeação.
            A partir de ter o fato a ser descrito nomeado, você começa a orientá-lo e descrevê-lo. A cronologia apresentada é bastante clara e ajuda seu leitor acompanhá-la. As cenas físicas, entretanto, ainda podem ser um pouco mais exploradas para que o leitor crie a imagem que você (autor) deseja exista. O termo “ataque”, por exemplo, aparece em seu segundo parágrafo, mas pode ainda ser mais desenvolvido, explorado. Por que é um ataque? Como essa ação se constitui em um ataque? Por qual ponto de vista – e procure aqui descrever a cena por esse ponto de vista – entende a ação como um ataque? Como os outros personagens envolvidos se sentem?
            Ao final, seguindo a cronologia da ação, você constrói um fim esperado e o quebra com um fim peculiar – isso seria o fim do cantar parabéns como algo almejado pelo aniversariante que acaba por não existir no momento esperado. Seria interessante, também, ter essa ação, as sensações do aniversariante melhor exploradas. Perceba que explorar a cena não é apenas dizer como o aniversariante se sentia, mas o que comprova isso. Por exemplo, você fala sobre o sorriso cansado, mais do que dizer que o personagem está cansado, o sorriso cansado é uma excelente explicação. Dessa forma, você pode trazer mais informações sobre esse final da ação. Me parece interessante fazer e refazer a representação da cena da mesma forma que você descreve o sorriso do personagem.

            Boa reescrita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário