terça-feira, 15 de julho de 2014

1ª Versão
Aluno 7



Embora literatura seja uma disciplina obrigatória em todas as escolas de ensino médio, ainda restam dúvidas qual papel deveria ser desempenhado por ela e qual a eficiência dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
A maioria dos estudantes entre 15 e 18 anos encara a leitura como obrigação, fazendo-as   apenas quando é necessário para a obtenção de notas, como relata um jovem entrevistado: “A maioria dos livros lidos foram por obrigação da disciplina. ” As aulas que deveriam estimular a leitura e ensinar os alunos a criarem esse habito, que muitas vezes não é aprendido em casa, tornam-se chatas e desinteressantes se o professor não souber usar de alternativas, formas diferentes de apresentar o conteúdo e fazer com que todos se sintam incluídos e confortáveis a participar.
A criação de seminários, como ilustra esse trecho “Na escola eu tinha poucos períodos de literatura e em sua maioria em forma de seminários que deixam a matéria um pouco mais interessante por conhecer a opinião dos colegas, embora eu não gostasse da matéria. ” pode ser considerada uma boa opção, pois só será possível contribuir com a discussão uma vez lido o livro e aqueles que não o fizerem ficarão sem participar. A busca de conteúdos que agradem o público leitor e livros com que eles possam se identificar também contribuem para a criação de um ambiente de aprendizado mais agradável e estimulante.
Apesar da maioria dos jovens reconhecer a importância que a literatura tem em nossas vidas e os benefícios que ela pode trazer, aqueles que não constroem uma ligação com ela durante o período escolar dificilmente criam espaços para ela durante a vida adulta, “Infelizmente não leio com frequência, mesmo que é um aprendizado importante. Meu contato com livros é bem pouco, me prendo mais a jornais ou algum conteúdo online. “ reforçando que a disciplina possui um papel de fundamental importância na construção do indivíduo, pois através da leitura ampliamos nosso conhecimento de mundo, vocabulário, aprendemos a lidar com novas informações e interpretá-las.



Nenhum comentário:

Postar um comentário