1ª
Versão
Aluno 7
Embora
literatura seja uma disciplina obrigatória em todas as escolas de ensino médio,
ainda restam dúvidas qual papel deveria ser desempenhado por ela e qual a
eficiência dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
A
maioria dos estudantes entre 15 e 18 anos encara a leitura como obrigação,
fazendo-as apenas quando é necessário
para a obtenção de notas, como relata um jovem entrevistado: “A maioria dos
livros lidos foram por obrigação da disciplina. ” As aulas que deveriam
estimular a leitura e ensinar os alunos a criarem esse habito, que muitas vezes
não é aprendido em casa, tornam-se chatas e desinteressantes se o professor não
souber usar de alternativas, formas diferentes de apresentar o conteúdo e fazer
com que todos se sintam incluídos e confortáveis a participar.
A
criação de seminários, como ilustra esse trecho “Na escola eu tinha poucos
períodos de literatura e em sua maioria em forma de seminários que deixam a
matéria um pouco mais interessante por conhecer a opinião dos colegas, embora
eu não gostasse da matéria. ” pode ser considerada uma boa opção, pois só será
possível contribuir com a discussão uma vez lido o livro e aqueles que não o
fizerem ficarão sem participar. A busca de conteúdos que agradem o público
leitor e livros com que eles possam se identificar também contribuem para a
criação de um ambiente de aprendizado mais agradável e estimulante.
Apesar
da maioria dos jovens reconhecer a importância que a literatura tem em nossas
vidas e os benefícios que ela pode trazer, aqueles que não constroem uma
ligação com ela durante o período escolar dificilmente criam espaços para ela
durante a vida adulta, “Infelizmente não leio com frequência, mesmo que é um
aprendizado importante. Meu contato com livros é bem pouco, me prendo mais a
jornais ou algum conteúdo online. “ reforçando que a disciplina possui um papel
de fundamental importância na construção do indivíduo, pois através da leitura
ampliamos nosso conhecimento de mundo, vocabulário, aprendemos a lidar com
novas informações e interpretá-las.
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