Você escreve bem e “se empolga” ao ter
na escrita a possibilidade de compartilhar suas experiências e opiniões com
outras pessoas. Entretanto, cuidado: quantidade não indica, necessariamente,
qualidade. Seu texto, apesar de bem escrito, não se encaixa muito bem ao que
foi proposto para esta atividade.
Você fez uma “linha do tempo literária”
detalhada demais, o que fez com que seu texto não somente tivesse esse tamanho
enorme que tem, mas também que fizesse com que o leitor perdesse a linha de
raciocínio durante a leitura. Você explanou demais suas experiências, e este
não é o objetivo do memorial. Citando Arcoverde e Arcoverde (2007, o memorial” é
também um gênero que pode ser usado para que você marque o percurso de sua
prática, enquanto estudante ou profissional, refletindo sobre vários momentos
dos “eventos” dos quais você participa e
ainda sobre sua própria ação”(p.2). Apesar de a autora usar o exemplo do
“diário”(p.2) para também referir-se a um memorial, você não pode confundir
isso com uma narração e nem se basear nisso para escrever ignorando a unidade
temática do texto.
Alguns parágrafos extremamente detalhadas
(como os vários exemplos de livros que você citou) são desnecessários em seu
texto. Você poderia muito bem ter sintetizado as idéias principais de cada
parágrafo (ou cada fase de sua vida que você escreveu neste texto) e
trabalhando com elas para formar um texto mais enxuto, não tão longo e mais
preciso. Quando se detalha demais alguma coisa, se dá mais chance para o leitor
– e o escritor- se perder durante o texto.
Como principal ponto positivo, destaco
que você trabalhou muito bem o quesito de referenciais teóricos com a sua
experiência de vida. Você apresentou várias referências, não somente “largando
citações”em meio ao texto, mas conectando sua memória com a teoria do autor.
Para sua reescrita, além do supracitado sobre o tamanho do texto, principal
tópico que você tem que trabalhar em suas próximas produções textuais, sugiro que você revise a
pontuação e as normas da ABNT referentes a citações e referências durante o
escrito.
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