quarta-feira, 9 de julho de 2014

Parecer_Aluno 11

            O autor demonstrou bom domínio do assunto sobre variações, explorando-o e justificando concretamente seu posicionamento diante da questão. Há, também, a paragrafação motivada, pois você dispôs os tópicos do tema em diferentes parágrafos de forma fundamentada. É possível, ainda, constatar a contraparte de sua argumentação, que é a reflexão sobre a liberdade que deve se ter ao fazer o uso da língua.
            No entanto, no que toca ao pleno atendimento à proposta, você não fez o uso do discurso direto e portanto não se verificam todos os apontamentos feitos em aula para essa dissertação. Além disso, ao reportar-se às opiniões da entrevistada, você simplesmente faz menção de uma menina qualquer, sem incluí-la explicitamente no texto. Isso é um problema, porquanto parte da produção escrita parece ser compreensível somente para os que têm ciência do contexto em que a dissertação foi redigida; demais interlocutores, fora do meio da disciplina de Leitura e Produção Textual, não têm acesso ao questionário no qual se apoia o texto parcialmente. Sempre que for discorrer, tenha em mente o público para o qual escreverá, que, neste caso, compreende interlocutores além da academia.
            Se reler sua dissertação, o autor verificará a ausência de espaços entre algumas palavras e vírgulas, devendo isto ser ajustado na reescrita. Tome cuidado, além disso, com a acentuação equivocada: você transformou o pronome demonstrativo esta em um verbo, pois o acentuou. Por fim, reveja a construção gramatical no trecho “mas também no cotidiano daqueles que já saíram a muito das salas de aula”: experimente substituir a preposição “a” pelo verbo “haver” na conjugação devida.


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