terça-feira, 15 de julho de 2014

Parecer_Aluno 20

            A proposta está visivelmente atendida, tendo a autora relacionado suas experiências de leitura à teoria trabalhada nas aulas de Leitura e Produção Textual. A intercalação feita por você foi feliz à medida que não apenas fez referência a autores de forma aleatória, mas introduziu, isto sim, as concepções teóricas nos trechos em que elas eram pertinentes.
            Contudo, o primeiro parágrafo se inicia de forma um tanto confusa, com trechos um tanto vagos e não tão objetivos. Por que o início dos estudos ao ingressar na universidade é algo curioso e evolutivo? O que a autora pretende ao fazer tal afirmação? Ainda que se pretenda tratar dessas questões mais detidamente apenas no desenvolvimento do texto, é interessante, já à introdução, situar o leitor com ideias um pouco mais claras e precisas.
            Ao mencionar, no terceiro parágrafo, o fato de saber ler já à época em que cursava Comunicação Social, a autora pode, por exemplo, aproveitar o espaço aberto por essa ideia e introduzir a concepção de leitura como mera decodificação. Isso, no entanto, é só uma sugestão pensada para enriquecer a produção escrita em sua abordagem teórica.
Há, por fim, alguns aspectos formais a serem revistos na segunda versão do texto. Mesmo tendo incluído as fontes bibliográficas abaixo dos excertos utilizados, é imprescindível que a autora, ao fim de seu texto, liste, em uma seção especial, as referências bibliográficas em que se apoiou ao produzir o memorial. Revise, além disso, a forma de algumas palavras, como “a cerca”, no quarto parágrafo; a posição do elemento “muito maior” na oração em que está (pois não fosse pelo fato do superlativo “maior” estar no singular, a interpretação poderia ser de que o que é muito maior são os textos e não a dedicação e a concentração); e o emprego da primeira pessoa, pois apesar da proposta ser trabalhar com memórias subjetivas e pessoais, o gênero do memorial é tradicionalmente um pouco mais formal e é escrito impessoalmente.


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