terça-feira, 15 de julho de 2014

Ler por que?

1ª Versão
Por Aluno 42


De acordo com pesquisas e especialistas em educação, o hábito da leitura não vem diminuindo no Brasil, como muitos pensam. Os jovens estão cada vez mais se conscientizando de que ler é preciso.
É fato que, a leitura promove a imaginação, o conhecimento, a cultura e o saber. Mas de quem é esse papel? Dos pais, da escola e de toda comunidade.
A responsabilidade de incentivo à leitura não deve e não pode ser apenas da escola e/ou do professor. Conscientes de que a família é o núcleo primeiro de socialização da criança, deve ser ela então a primeira a despertar no infante o prazer pela leitura.
Formar bons leitores é uma tarefa que começar ainda nos primeiros anos de vida. Esta “deve começar em casa, no seio familiar”, posiciona-se a pedagoga e professora do ensino fundamental, Mara Denise da Escola Estadual Ayrton Senna (Viamão- RS). Mara Denize é professora das séries iniciais do Ensino Fundamental há vinte e três anos. Especialistas garantem que pais leitores formam filhos leitores.

A professora começaria na escola um projeto de incentivo à leitura, o qual chamaria “Sacola da Leitura”. Literalmente, o aluno passaria um final de semana com uma sacola recheada de livros de todos os gêneros. O objetivo do projeto seria promover a integração de pais, filhos e livros. Infelizmente Mara Denize precisou entrar em licença saúde e o projeto ainda não pôde ser colocado em prática.
Práticas como a da professora Mara são muito válidas, pois na maioria das vezes, os pais não possuem livros em casa, tornando o trabalho do professor em sala de aula um tanto quanto difícil. A “sacola” muito ajuda nesses casos.
Mesmo quando a criança ainda não é alfabetizada, o adulto deve ler para ela. Uma criança terá maiores chances de tornar-se um adulto leitor, se forem despertadas para essa prática o mais cedo possível em casa, ainda no berçário da creche.
Desde cedo, a leitura tem a capacidade de desenvolver na criança, a imaginação, a criatividade e as emoções de forma prazerosa. Desde a mais tenra idade, ela é capaz de identificar-se com personagens e a querer ser um deles.
 A leitura permite à criança conhecer o mundo irreal, fazer correlações com o seu mundo, com a sua realidade. E com o seu desenvolvimento físico e psicológico, o senso crítico aflora pois o leitor a essa altura já é capaz de compreender as ideias de um texto.
“Criança adora ser desafiada a desvendar algum mistério, gostam de pegadinhas, o que e o que é; na minha opinião cabe ao professor uma certa organização, paciência e amor à profissão. Para que os resultados aconteçam com eficiência, é preciso que o professor também seja eficiente”, explica a entrevistada.
 Futuros bons leitores somente serão formados se, pais, escola e toda a comunidade a qual pertencem, forem parceiros. A escola deve caminhar lado a lado com a família, para que resultados positivos sejam alcançados.
A pesquisa Retrato da Leitura no Brasil revelou, no ano de 2011 que, as crianças que estudam leem três vezes mais do que aquela que está fora da escola.
“A criança aprende a pronúncia, a escrita correta das palavras, suas diferenças e amplia o vocabulário à medida que aprende a ler, e sem gaguejar”, é o que enfatiza sorrindo, a professora Mara Denize.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, pela Fundação Nacional De Leitura Infantil, garantiu que a criança de até cinco anos de idade que, ouve historinhas e folheia seus livrinhos, terá na sua renda futura cerca de cinquenta mil dólares a mais. Isto quer dizer que a criança que cresce com o hábito da leitura é melhor preparada para o mercado de trabalho, para a vida.
Leitura deve deixar de ser obrigação escolar e passar a hábito familiar. Muito mais do que a grafia correta ou o som das palavras, comprovadamente a leitura prepara a criança para o futuro. Sem contar que é capaz de fazer sonhar, imaginar, criar e até de entender melhor o mundo real, através do que na maioria das vezes é inventado pelos autores.
Ler é importante, mas literatura de qualidade é fundamental, pois acredita-se que a educação de qualidade ainda é o melhor caminho para um país melhor.


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