terça-feira, 15 de julho de 2014

Utilização do transporte público: o ônibus

1ª Versão
Por Morgana Wittmann Lanzarin


Após chegar a parada onde passa o ônibus que gostaria pegar basta, somente, esperar. Dez, quinze, vinte minutos deve ser o suficiente. O ônibus esperado entra no campo de visão, e, então, o braço se levanta fazendo um sinal que o motorista entende como um pedido de “pare, quero subir nesse ônibus”. Então o motorista freia, o automóvel para e as portas se abrem. Agora basta subir cerca de três degraus e, assim, você estará dentro do ônibus, rumo ao seu destino.
            Não são necessários muitos passos para que se chegue ao cobrador e à hora de pagar a passagem. Pode ser em dinheiro (R$ 2,95) ou com um cartão como o “TRI”, que precisa ser encostado em um sensor posicionado junto ao cobrador. Passado a roleta, é só escolher onde sentar: da janela é mais fácil saber quando se aproxima do local da parada, onde se vai descer, e do corredor é mais fácil de sair.         Depois de sentar é possível ler, ouvir música (com fones de ouvido), mexer no celular, dormir – o que é melhor no banco da janela –, admirar o caminho ou apenas distrair-se em seus pensamentos.
            Caso o ônibus esteja lotado, é necessário esquecer todas as opções que um passageiro sentado possui; neste caso, quando se está de pé, o melhor é escolher um local perto da porta com uma barra comprida (amarela) para segurar-se. Distrair-se ou pensar será difícil nessa posição, pois o foco para manter o equilíbrio é indispensável, dessa forma não há maneira de fazer outra coisa; são bolsas, mochilas, pastas, freadas e arrancadas bruscas (a cada parada) que tornam essa posição difícil.
            Chegando a parada mais próxima do destino desejado, puxa-se a cordinha (presa no teto) ou aperta-se o botão alojado na maioria das barras – que mais parecem canos amarelos – que estão distribuídas ao longo do veículo. O pedido de parada vem junto de um apito que avisa ao motorista o desejo do passageiro de descer. Ao ouvir o som e ao aproximar da parada, o motorista faz mais uma das suas freadas bruscas (que sacode os passageiros de pé) e para o ônibus. Dois degraus e está fora do ônibus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário